A quarta parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2017) vencerá na próxima sexta-feira (6). O contribuintes que estiverem com pagamentos em atraso, devem atualizar o boleto no portal eletrônico da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço [http://www.semfaz.saoluis.ma.gov.br%20]www.semfaz.saoluis.ma.gov.br ou em um dos postos de atendimento do órgão localizados no prédio sede, na Avenida Kennedy, n° 1455, bairro de Fátima ou no Viva Beira Mar (antigo Casino Maranhense).
O secretário de Fazenda, Delcio Rodrigues, destaca que a Prefeitura está comprometida com o cidadão e realiza melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, agricultura entre outras com o quantitativo arrecadado pela Semfaz. Desta forma, o pagamento em dia do IPTU, pelo cidadão, influencia diretamente nestas ações.
Para o titular da pasta, Delcio Rodrigues, o quantitativo arrecadado com o IPTU influenciou na melhora da arrecadação. “A atualização da base de dados do IPTU é um dos responsáveis pelo aumento da arrecadação municipal. Este ano aumentamos o número de imóveis lançados e estamos fazendo diversas ações com o objetivo de melhorar a arrecadação que será investida em melhorias em toda a cidade”, assegurou Rodrigues.
Fábio Nogueira tem um imóvel em seu nome, mas não morava mais no local, ao tomar conhecimento sobre a atualização de dados do IPTU, verificou que estava com débitos. “Olhei as informações pela internet, atualizei o boleto e vou realizar o pagamento em dia. Fico feliz em saber que pagar o imposto influencia nas melhorias na cidade. A Prefeitura está de parabéns pela forma como está investindo o dinheiro público”, afirmou.
De acordo com o Decreto n° 49.218 de 28 de junho de 2017, as datas de vencimento do IPTU 2017 são o quinto dia útil de cada mês.
CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DO IPTU 2017
1° parcela – 14 de julho
2° parcela – 7 de agosto
3° parcela – 11 de setembro
4° parcela – 6 de outubro
5° parcela – 8 de novembro
6° parcela – 7 de dezembro
Formas de pagamento
Pagamento via carnê
Correntistas BB:
– Terminais de Auto Atendimento;
– Banco Postal;
– Correspondente bancário (Ligeirinho);
– Mobile (Aplicativo);
– Internet;
– Caixa de Autoatendimento BB.
Não correntista:
– Correspondente bancário (Ligeirinho);
– Agência dos Correios (Até R$ 1.500);
– Banco Postal;
– Terminal de Autoatendimento BB (Até R$ 10.000 – com cartão de qualquer outro banco).
Boleto (impresso via internet)
Pode ser pago em qualquer agência, de todos os bancos em qualquer canal de pagamento.
*Contribuintes devem se manter atentos a data de vencimento do boleto impresso e, caso seja necessário, imprimir uma nova guia.