Os pequenos negócios no Maranhão desempenham um papel central na economia, chegando a 94,35% das empresas ativas e formais do estado.
Por: Luana Santos- 10 de Outubro de 2024
Com foco na qualidade e atendimento personalizado, empresas genuinamente ludovicenses se consolidam no mercado e criam conexões duradouras com seus clientes.
Os pequenos negócios no Maranhão desempenham um papel central na economia, chegando a 94,35% das empresas ativas e formais do estado, de acordo com dados recentes do Painel de Atividades Empresariais do Sebrae.
Ao todo, o estado conta com 282.549 empresas, das quais a maioria é composta por microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs). Negócios fundamentais não apenas por sua quantidade, mas pela geração de empregos e movimentação da economia local. Lievito: sucesso e propósito na panificação
Um exemplo inspirador do impacto que pequenos negócios podem ter na economia e na comunidade em que estão inseridos é a Lievito Boutique de Pães, padaria artesanal que se destaca pelo foco em produtos saudáveis e de fermentação natural. relações com os clientes.
“É essencial que os empresários internalizem a necessidade constante de capacitação e busquem melhorar o atendimento para construir vínculos duradouros com seus clientes”, salienta.
O relacionamento com os clientes, segundo Paula, precisa ser multicanais e fazer uso das tecnologias de mídias digitais é imprescindível também para alavancar as vendas.
A celeridade do mundo digital é um aliado para as empresas que atuam em áreas geográficas menos abrangentes, já que mesmo estando presentes no mundo real diário da comunidade, são um meio para que, como ressalta Paula Waldira, “o consumidor possa encontrar o empresário de forma mais rápida, mais ágil”