Início Sem categoria Projeto do Senado que endurecia Política de Segurança de Barragens foi arquivado

Projeto do Senado que endurecia Política de Segurança de Barragens foi arquivado

Proposta foi apresentada após rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. Projeto chegou a receber relatório favorável, mas não foi votado pelos senadores.

https://www.youtube.com/watch?v=E08Hl6IhVCk&feature=youtu.be

Um projeto do Senado que endurecia a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) não prosperou na Casa e foi arquivado no final do ano passado, em razão do término da legislatura iniciada em 2015.

A proposta, apresentada pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) em 2016, foi elaborada depois dos trabalhos de uma comissão temporária criada para debater a segurança de barragens após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

O texto chegou a receber relatório favorável do senador Jorge Viana (PT-AC), mas não foi votado pela Comissão de Meio Ambiente.

Ao apresentar a proposta, Ricardo Ferraço afirmou que a criação da Política Nacional de Segurança de Barragens, em 2010, representou um “avanço”, mas que a implementação “tem sido mais lenta que o desejável”.

“Passados cinco anos de sua publicação [da política nacional], já é possível notar a necessidade de alguns aperfeiçoamentos para conferir-lhe maior efetividade”, disse Ferraço à época.

Nesta sexta-feira (25), um novo rompimento de barragem aconteceu em Brumadinho (MG). Uma barragem da mineradora Vale rompeu e levou um mar de lama à região. Até a última atualização desta reportagem, havia pelo menso 200 desaparecidos, segundo os bombeiros.

 — Foto: Arte G1 — Foto: Arte G1

— Foto: Arte G1

Artigo anteriorJovem desaparece misteriosamente em Lago da Pedra MA
Próximo artigoREALIZANDO SONHOS
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui