Prefeitura promove baile para idosos com temática dos anos 60
Alegria e disposição são coisas que vão muito além da idade e os mais de 150 idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do território Bairro de Fátima, provaram isso durante o baile com a temática dos anos 60. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). O baile ocorreu na noite de terça-feira (24), no Convento das Mercês e integrou a programação alusiva ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.
De acordo com a titular da Semcas, Andréia Lauande, é uma recomendação do prefeito Edivaldo a promoção de atividades que contribuam para o processo de envelhecimento ativo e saudável, garantindo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.
“Este momento culmina as comemorações da Semana do Idoso, onde realizamos atividades que proporcionam a cultura e lazer como instrumentos efetivos no processo do envelhecimento, garantindo a esse público acesso aos bens culturais, assim como desenvolvimento da autoestima e fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares”, explicou Andréia Lauande.
O baile dos anos 60 contou com uma programação diversificada, com DJs, bandas e a eleição do Rei e Rainha do Baile. Idosos e idosas se vestiram a caráter para aproveitar a noite que foi regada ao ritmo do twist, jovem guarda, lambada e outros ritmos. A pista de dança era pura animação.
ALEGRIA
O aposentado José de Ribamar Freitas, 74 anos, foi um dos destaques da festa, por conta de sua irreverência e alegria. “Eu adoro dançar, é uma das atividades que mais sinto prazer em realizar. Este momento lindo nos traz tanta vivacidade e alegria; é muito bom participar disso tudo, o baile está fantástico”, afirmou o idoso.
Já para a idosa Mônica Braga, o momento trouxe o saudosismo da juventude, aliada a vivacidade desta nova fase da vida. “Que coisa maravilhosa é poder aproveitar esta festa maravilhosa, relembrar a minha juventude, onde participava dos grandes bailes e dançava até não ter mais forças. Mas quero dizer também que mesmo com esta idade me sinto mais viva do que nunca, confortável e me sentindo bem para aproveitar as coisas boas que ainda estão por vir”, disse.
SAIBA MAIS
Em São Luís, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é desenvolvido nos equipamentos sociais da Semcas, com atividades no contraturno escolar nas áreas referenciadas de Cras, Casa do Bairro, Centro de Convivência da Vila Luizão e Circo Escola e compreende atendimento a quatro grupos por faixa etária: crianças até 6 anos; crianças de 6 a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; e idosos.
O serviço busca ainda fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes; possuindo caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação dos direitos, como forma de enfrentamento para a vulnerabilidade social. As atividades são desenvolvidas de forma direta por meio dos Cras e demais equipamentos sociais e indireta por de cerca de 50 instituições conveniadas com a Semcas, que atuam nas comunidades.