Início Sem categoria Prefeitura firma convênio com Governo para implantação da Farmácia Viva em unidades...

Prefeitura firma convênio com Governo para implantação da Farmácia Viva em unidades de saúde

ps.jpg
Secretário de Saúde Lula Filho

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), firmou parceria com o Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde (SES), para a implantação da Farmácia Viva em unidades de saúde do município. A Farmácia Viva é uma estratégia de promoção do acesso da população à medicamentos de origem vegetal, obedecendo aos padrões técnico-científicos de qualidade e segurança.

O convênio foi assinado nesta segunda-feira (23), pelo secretário municipal de Saúde, Lula Fylho e o adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa. A parceria prevê a implantação de hortas de plantas medicinais em unidades de saúde para distribuição à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), com a orientação quanto à correta preparação e uso dos chamados “remédios caseiros”.

O secretário Lula Fylho informou que em São Luís a Farmácia Viva começará a ser implantada no Centro de Saúde Turu e estendida para todas as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. “Há muito tempo é comprovado que plantas medicinais têm eficiência terapêutica e podem ser utilizadas pela população nas suas necessidades básicas de saúde, e a Farmácia Viva se insere no contexto das práticas integrativas de saúde que complementam a assistência já oferecida aos usuários. É importante ressaltar que tudo será feito com a supervisão dos profissionais”, explica.

“A Farmácia Viva é um programa de grande adesão popular, e São Luís, como maior município do estado, tem muitas unidades com espaços que podem se transformar em hortas medicinais para disponibilizar à população medicamentos fitoterápicos e plantas”, disse o secretário Marcelo Rosa.

PORTARIA

No Maranhão, o programa Farmácia Viva foi instituído pela portaria n° 564 de 24 de agosto de 2017, e já está implantado em mais de 80 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde a população começa a ter acesso a plantas medicinais in natura.

A implantação da Farmácia Viva vai iniciar com a capacitação dos servidores da unidade e dos agentes comunitários de saúde, além de palestras para a população, que será sensibilizada sobre a segurança do uso das ervas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 80% da população mundial faz uso de algum tipo de erva na busca de alívio de alguma dor, e, desse total, pelo menos 30% foi por indicação médica.

Artigo anteriorInformativo da Câmara Municipal de São Luís
Próximo artigoPasseio Serenata conta a história de São Luís em mais uma edição nesta quarta-feira (25)
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui