Início Sem categoria Curso de Percussão capacita população em situação de rua de São Luís

Curso de Percussão capacita população em situação de rua de São Luís

Curso de Percussão capacita população em situação de rua de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e Cultura (Secult), iniciou o Curso de Percussão para população em situação de rua da capital atendida pelos Centros Pop. As oficinas terão duração de dois meses e serão realizadas todas as quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo. Além deste curso, também será ofertado para o mesmo público o Curso de Desenho Artístico previsto para iniciar em novembro.

A ação visa possibilitar a conexão com a música, o desenho e as artes de modo geral, permitindo também a oportunidade de capacitação, trabalho e geração de renda. “A parceria entre a Secult e Semcas é importante para possibilitar às pessoas em situação de rua o acesso à música e à arte. Nosso principal objetivo, através dessa oficina de percussão, é proporcionar novas oportunidades a este público, acreditando que este pode ser o primeiro passo para uma atividade geradora de renda e a inclusão social”, destacou Marlon Botão, secretário municipal de cultura.

A coordenadora do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, da Semcas, Floripes de Maria Santa Cruz, explicou o quê motivou a oferta deste curso aos usuários do serviço. “Os Centros Pop são referências para as pessoas em situação de rua quando procuram um local para o banho, lavagem de roupa e guardar seus pertences, mas, além disso, desenvolvemos um trabalho social de reinserção familiar e no mercado de trabalho, inclusão deles em áreas de qualificação profissional e recâmbio para aqueles que são de outros municípios ou e estados. Na reinserção no mercado de trabalho encontramos algumas barreira, como o uso de substâncias psicoativas, a baixa escolaridade e a baixa qualificação deles. Desta maneira, fizemos a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, por entender que as políticas públicas estão presentes em todas as áreas do município”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a música está presente na vida dos brasileiros de maneira muito forte e não é diferente com as pessoas em situação de rua. “Eles apresentam muitas potencialidades a serem trabalhadas para mudar este quadro e os dar novas perspectivas de vida. O curso de percussão traz novos conhecimentos práticos e teóricos, que irão auxiliar nesse processo de superação, e somar com nosso atendimento social, psicológico, orientador e de encaminhamento para as redes de serviços demandados pelos usuários”, completou.

Para Adalvo Cordeiro, participante do curso de percussão, a ação agrega novos conhecimentos. “Estou bem animado com tudo que já aprendi, mesmo na primeira aula. Sempre gostei de música, mas nunca havia tocado nenhum instrumento. Já começo a ter noção das notas, ver a diferença do som que sai em cada uma delas e pretendo voltar para aprender ainda mais”.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Artigo anteriorPrefeitura realiza 51º edição do “Todos por São Luís” no Maracanã
Próximo artigoPrefeitura em parceria com o Sebrae realiza Rodada de Crédito para agricultores nesta segunda-feira
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui