Com investimentos em Tecnologia da Informação, Prefeitura amplia em quase 40% atendimento virtualPara melhorar a prestação de serviços ofertados para os contribuintes ludovicenses, a Prefeitura de São Luís está investindo em melhorias em Tecnologia da Informação (TI), na Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). De acordo com as análises do órgão, em um ano houve um aumento de quase 40% nas consultas feitas no site do órgão. O objetivo é simplificar o acesso do contribuinte aos serviços prestados pela Semfaz.
Os dados correspondem a setembro de 2016 a setembro de 2017, quando foram efetuadas mais de 1,4 milhão de visualizações ao portal eletrônico. O crescimento substancial dos acessos ao portal da Semfaz é resultado dos investimentos e da qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura, via internet.
“Qualificar ainda mais os serviços prestados ao cidadão é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo. Além de melhorar o atendimento online, estamos capacitando os servidores da Semfaz para melhor atender ao contribuinte e também planejando o aumento de postos de atendimento na capital maranhense”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues.
SERVIÇOS
Atualmente, o contribuinte pode operar grande parte das suas demandas relativas ao fisco municipal de forma remota. O cidadão pode, pela rede mundial de com putadores, verificar processos, retirar Nota Fiscal Eletrônica, atualizar boleto do IPTU, solicitar guia de alvará, cadastrar empresas, entre outros serviços.
O cidadão pode, de casa, do trabalho, pelo celular, computador ou tablet, acessar o sistema da Fazenda e fazer solicitações, atualizações de dados, entre outras ações. Estas melhorias atingem diretamente a arrecadação municipal e a população, evita que o contribuinte tenha que ir à sede do órgão para buscar esses serviços.
Pelo endereço eletrônico da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br), os contribuintes têm acesso a todos os serviços prestados pelo órgão, tendo como ressalva apenas os processos com sigilo fiscal, que devem ser verificados de forma presencial. Os contribuintes podem se cadastrar no sistema com seus dados pessoais para terem acesso às informações.
NOTA FISCAL
Um dos serviços mais demandados via portal da Semfaz, é a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFSe) e Nota Fiscal Eletrônica Avulsa (NFSe-A). Desta maneira, o órgão preparou vídeos tutoriais, manuais, notas técnicas e outros itens para que o contribuinte acesse o sistema e emita sua NFS.
A contribuinte Isabel Silveira, após se cadastrar no Sistema Tributário Municipal, conseguiu emitir Nota Fiscal Eletrônica Avulsa de seu computador pessoal. Assim que efetuou o pagamento da guia, aguardou o período de 24h e emitiu o documento, sem precisar se deslocar até um dos postos de atendimento da Semfaz.
“Investir na prestação de serviços online é um avanço muito grande para a Prefeitura e ajuda todos nós que temos a vida corrida e muitas vezes não temos tempo de se deslocar até a Semfaz para emitir uma NFSe”, disse a microempresária.
O professor Ronaldo Souza, assistiu a todos os tutoriais disponibilizados no portal eletrônico da Semfaz e realiza seus processos de casa. “Ter a liberdade de fazer todo o processo de casa facilita muita coisa, além de nos poupar tempo. Acho um progresso para a Prefeitura de São Luís investir em qualidade na prestação de serviço oferecido aos contribuintes municipais”, enfatizou.
SAIBA MAIS
Além do atendimento via internet, pelo endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br, os contribuintes que optarem pelo atendimento presencial, ou tiver demandas que necessitem de sigilo fiscal, devem procurar um dos postos da Semfaz.
Postos de atendimento:
Sede Semfaz – Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima. Atendimento das 8h30 às 16h.
Procuradoria Fiscal (aos contribuintes inscritos em dívida ativa) – Rua do Sol, n° 83, Centro. Atendimento das 8h30 às 16h.
Viva Beira Mar (antigo Casino Maranhense) – Avenida Beira Mar, n° S/N, Centro. Atendimento das 8h às 18h.