Início Assembléia Legislativa Assembleia homenageia os 65 anos do Boi de Axixá em sessão solene

Assembleia homenageia os 65 anos do Boi de Axixá em sessão solene

12
0

A sessão foi uma iniciativa do deputado Wellington. Durante a cerimônia, foi ressaltada a importância do grupo para a cultura maranhense.

O Bumba Meu Boi de Axixá, um dos mais antigos do sotaque de orquestra do Maranhão, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira (11), por conta do seu aniversário de 65 anos de criação. A sessão solene alusiva à data foi uma iniciativa do deputado Wellington do Curso (Novo) e aconteceu no Plenário Nagib Haickel.

Ao som da tradicional música “Bela Mocidade”, os integrantes do grupo, liderados pela presidente Leila Naiva, e acompanhados da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), adentraram no Plenário Nagib Haickel, transformando o espaço em um arraial que encantou todos os que estavam presentes.

Na ocasião, a deputada Iracema Vale, que também é madrinha do Boi de Axixá, fez questão de ressaltar a importância do grupo para a cultura maranhense. Por isso, ela frisou que é justa a homenagem prestada pela Assembleia, por meio de proposição aprovada por unanimidade na Casa.

“A Assembleia é um local onde a cultura é apreciada por todos. Os nossos deputados amam a cultura do Maranhão e o Boi de Axixá representa muito bem essa cultura. São 65 anos de tradição que passa de pai para filho, pois a Leila é essa mulher forte que leva a cultura a todos os recantos do Maranhão e até para fora do nosso estado. Então, o Boi de Axixá é um patrimônio cultural muito valoroso e amado por todos nós”, disse

A mesma opinião foi compartilhada pelo deputado Wellington do Curso, autor da proposição para a realização da sessão solene desta terça-feira. “Foi aprovada de forma unânime por todos os deputados, o que mostra o nosso apreço e respeito pela nossa cultura. O Boi de Axixá, completando os seus 65 anos, representa a cara da nossa gente, do nosso povo, da nossa cultura. São mais de seis décadas de alegria, de muita cultura”, disse o parlamentar.

Visivelmente emocionada, a presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, agradeceu à Assembleia e a todos pelas homenagens recebidas, destacando inclusive as ações do governador Carlos Brandão (PSB) no que diz respeito à valorização da cultura maranhense.

“Fico muito feliz em receber essa homenagem. É um sinal que estamos fazendo um trabalho que está agradando os maranhenses”, ressaltou. Ela comentou ainda sobre as dificuldades enfrentadas para a manutenção do grupo, mas que vem superando cada obstáculo para manter viva não apenas as tradições juninas, mas também a memória do seu pai, Francisco Naiva, fundador do Boi de Axixá.

Ao final da sessão, Leila Naiva e demais representantes do grupo receberam uma placa de homenagem da Alema, destacando a importância do grupo para a cultura maranhense. Presentes ainda no ato estavam os deputados Roberto Costa (MDB), Neto Evangelista (União Brasil) e Jota Pinto (Podemos).

Tradição

Por amor à brincadeira e à cultura popular e não por pagamento de promessa, o tradicional Boi de Axixá foi fundado em 1959 por Francisco Naiva. Com o passar dos anos, várias famílias já passaram pelo detentor do mais antigo sotaque de orquestra, fazendo a paixão pelo boi passar dos pais para os filhos e tornando a tradição presente em várias gerações.

Antes, a brincadeira era composta por soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores; já as mulheres eram proibidas de brincar. Depois, os índios e soldados saíram e elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade. Nas últimas décadas, a presença de mulheres protagonizando espaços de destaque nas brincadeiras é cada vez maior.

Com o tempo, o Boi de Axixá manteve algumas tradições, como um sotaque diferenciado e mais cadenciado, o que o torna único em relação aos outros. Como referência do São João maranhense, as músicas são cantadas por artistas renomados e vários outros grupos de bumba meu boi. Todos em um só sentimento: o carinho e paixão por tudo o que a manifestação representa.

Fonte: Site ALEMA

Artigo anteriorPREFEITURA COMEÇA ATENDER LEI MUNICIPAL Nº 7.554/2024 (LEI PAVÃO), QUE GARANTE TRANSPARÊNCIA NAS OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SÃO LUÍS
Próximo artigoUm vereador de Buriticupu foi preso em flagrante neste domingo, 16, acusado de agredir a namorada
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui