Início Sem categoria Arraial da Maria Aragão será palco para show do cantor Lairton neste...

Arraial da Maria Aragão será palco para show do cantor Lairton neste sábado (23)

12
0

Além do artista, o arraial receberá o tambor de crioula Arte Nossa, grupo alternativo Novilho Branco e os bois de Nina Rodrigues, Unidos de Santa Fé, de Morros e da Maioba, entre outras atrações

Arraial da Maria Aragão abre espaço para a diversidade nos 17 dias de festaO cantor maranhense Lairton será a grande atração do Arraial da Maria Aragão no sábado (23). O artista, famoso por fazer uso dos teclados e pela música “Morango do Nordeste”, retorna aos palcos maranhenses em grande estilo na programação oficial do São João de Todos, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de São Luís até o dia 1º de julho.

“A programação durante esses 17 dias traz uma mistura de ritmos e manifestações da nossa cultura, sempre enaltecendo os nossos grupos e artistas. No sábado teremos um show nacional, desse grande maranhense que é o Lairton, mostrando que valorizamos o que é nosso”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Lairton é autor também de “Tchau, Tchau Amor”, “Tentei te Esquecer”, “Amigo Seu”, “Sonho Lindo”, “Anjo Azul”, “A Nordestina”, “Alô, Indiferença” e outras que farão parte do repertório a ser trazido para o palco da Maria Aragão. “É uma satisfação imensa voltar a esse cenário, reencontrar o público maranhense e contribuir para esse momento de grande alegria que é o São João”, disse quando esteve em São Luís, no mês de maio, fechando sua agenda de shows.

Sucesso de público e recorde em shows pelo Brasil inteiro, Lairton Paulino da Silva ficou conhecido do grande público quando, em 1999, lançou o primeiro CD: “Morango do Nordeste”. Um fenômeno de vendas no país, que chegou a marca de 1 milhão e meio de cópias vendidas.

Além do artista, o Arraial da Maria Aragão será palco neste sábado (23) para o tambor de crioula Arte Nossa, Boi Unidos de Santa Fé (baixada), grupo alternativo Novilho Branco, Boi de Nina Rodrigues (orquestra), Boi de Morros (orquestra) e Boi da Maioba (matraca).

FOLIA DE TRÊS

O grupo Folia de Três, formado pelos cantores Emanuel Jesus, Luciana Pinheiro e Serginho Carvalho, comandaram a animação no arraial da Maria Aragão nesta quinta-feira (21). O repertório do grupo foi composto por composições autorais e releituras de grandes sucessos do São João do Maranhão, que inclui bumba meu boi, coco, xote, baião, quadrilha, tambor de crioula entre outros.

O show teve início com sucessos como “Estrela Miúda” (João do Vale), “Forró no Escuro” (Luiz Gonzaga) e “Tem quem Queira” (Antônio Vieira), além de composições autorais como “Salve a Cultura do Maranhão” (Emanuel Jesus), “Buscar-te em mim” (Serginho Carvalho), “Canção pra Morena” (Emanuel Jesus/Marcelo Duarte) e “Folia de São João” (Paulinho Oliveira).

Também foram atração a dança portuguesa Lusiadas de Évora, Cacuriá do Jhon, Companhia Pirilampo (grupo alternativo) e os grupos de bumba boi Encanto de São Cristóvão (Orquestra), União da Baixada (Baixada) e São José de Ribamar (Matraca). Forró Bom Demais e Forró do Cabo Zé fizeram a alegria do público na Arena do Forró.

Nesta sexta-feira (22), as apresentações ficam por conta do tambor de crioula Maracrioula, dança portuguesa Império de Lisboa, Quadrilha Asa Branca, show com o grupo Lamparina, Boi de Apolônio (Baixada), Cacuriá de Dona Tetê e Boi de Axixá (Orquestra). Na Arena do Forró, Zeca Melo e banda é quem vai comandar o ritmo.

ECONOMIA

Tiaras bordadas em crochê ou com penas coloridas, boizinhos em camurça, chapéus de fitas, camisas estilizadas, bonecas de pano, figuras em gesso, pulseiras, colares e laços com “bico-de-pato”, canecas e azulejos com motivos juninos ou imagens da capital São Luís, todos elaborados pelas mãos criativas das artesãs e artesões maranhenses que fazem parte dos atrativos da Praça Maria Aragão agora no período junino.

Maria dos Remédios é artesã há mais de 30 anos, ela explica que diferentes associações de artesãos e a Federação dos Artesãos se unem no período para trazer mais diversidade ao público. “Produzimos peças ao longo de todo ano e as comercializamos, mas é justamente no período junino que as vendas melhoram. Por isso, cada artesão traz o seu tipo de artesanato, a maioria de fibra de buriti e bordado, para ter mais opções aos compradores. Como aos fins de semana o lucro é maior, durante a semana trazemos itens pequenos que saem mais rápido e, assim, temos lucro durante todo o evento”, contou.

As barracas do artesanato estão nas duas entradas do arraial e encantam público e brincantes com a beleza peculiar das peças maranhenses, além de movimentar negócios da economia criativa estimulada pela Prefeitura de São Luís que fez o convite às associações de artesãos para montar barracas personalizadas na Maria Aragão.

A artesã Ruth Gomes, que tem 27 anos de atividade, conta que já participa do São João na praça a peno menos seis anos. “Para mim, é o melhor local para se comercializar peças do nosso trabalho. Os clientes já chegam pedindo o produto e é assim tanto com nativos como os turistas. Acho que é prestígio para nós, que vivemos do artesanato”, declara.

As vendas melhores acontecem nos dias de maior movimentação na praça. É a informação passada por Simei Dantas, da Associação Folclórica Tambor de Crioula Arte Nossa, localizada no Centro Histórico de São Luís, que também está a frente de uma barracas com peças artesanais no arraial. É com a venda dos produtos que cerca de 80 crianças do projeto são mantidas e fazem apresentações durante o período junino. “Passamos o ano produzindo as peças para apresentar nosso produto aqui”, informou.

Quem também comercializa produtos artesanais para auxiliar na manutenção de um projeto é a artesã Laíse Sousa. “Somos do Novilho Branco, brincadeira que se mantem com esses produtos e com as apresentações. Nossa barraca é muito visitada por turistas e pelos ludovicense”, conta.

Artigo anterior‘Arraiá na Vila’ abre hoje sua 6ª edição com atrações
Próximo artigoPrefeitura de São Luís brinda turistas com recepção junina no Centro Histórico
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui