Início Sem categoria Adolescentes do projeto #MeninasOcupam assumem simbolicamente funções na administração Municipal

Adolescentes do projeto #MeninasOcupam assumem simbolicamente funções na administração Municipal

5
0

Adolescentes do projeto #MeninasOcupam assumem simbolicamente funções na administração municipalMeninas livres para aprender, liderar, decidir e progredir. Foi com esse ideal proposto pela Organização Plan Internacional, que a Prefeitura de São Luís recebeu, nesta quinta-feira (26), em diversos setores da administração municipal, adolescentes integrantes do projeto “#MeninasOcupam”, ação desenvolvida pela Plan em todo o mundo. O objetivo é promover o potencial das meninas, garantir seus direitos, lutar contra a discriminação de gênero e apropriá-las de conhecimento para que adquiram habilidades e competências com vista ao seu êxito pessoal e profissional.

“Consideramos muito importante a causa em defesa dos direitos das mulheres e na estrutura administrativa da Prefeitura valorizamos estas profissionais que muito contribuem com o desenvolvimento da nossa cidade, desempenhando importantes papéis, sendo protagonistas de suas histórias e exemplos que devem ser seguidos. Fico feliz em receber estas jovens que podem acompanhar um pouco da rotina da administração pública”, destacou o prefeito Edivaldo.

Entre as meninas estavam Thais Lacerda, 16 anos, e Jhennyfer Ketryn, 15 anos, que ocuparam simbolicamente por um dia as funções de secretária de Comunicação e de chefe do Cerimonial da Prefeitura, respectivamente. Na Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), as estudantes Gleyce Costa, 17 anos e Evely Souza, 16 anos foram recepcionadas pela secretária Andréia Lauande e equipe na sede da secretaria.

O projeto “#MeninasOcupam” integra a campanha mundial “Por ser Menina”, desenvolvida pela Plan. A ação estimula ainda o desenvolvimento de projetos e políticas públicas para impulsionar o potencial das meninas e ocorre durante todo o mês, em alusão ao dia 11 de outubro – Dia Internacional da Menina.

Durante todo o dia, Thais e Jhennyfer conheceram a rotina de trabalho de ambos os setores – Comunicação e Cerimonial – e participaram ativamente do processo de produção nas áreas visitadas, apropriando-se de conhecimento sobre o trabalho executado nos órgãos parceiros da ação.

Logo no início da manhã, as adolescentes Thais e Jhennyfer foram recepcionadas pela secretária municipal de Comunicação, Conceição Castro, e pela chefe do Cerimonial da Prefeitura de São Luís, Cibele Lauande. No ato, as meninas também foram apresentadas às equipes de trabalho dos dois setores.

“A Prefeitura de São Luís é muito sensível à causa em defesa das mulheres e reconhece na prática a importância delas não apenas na ocupação de cargos na estrutura administrativa, mas também na valorização de seu trabalho como profissional e de seu papel na sociedade. A gestão trabalha a igualdade de gênero não como forma de sobreposição dos valores de um sobre o outro, mas abrindo espaço e oportunidades igualitárias a todos os gêneros. Aqui, na Secretaria de Comunicação, temos um ambiente majoritariamente feminino, pois a grande maioria das funções é desempenhada por mulheres, mas convivemos de forma muito harmônica e respeitosa com todos os profissionais, porque esse valor é que deve prevalecer”, observou a secretária de Comunicação, Conceição Castro.

A chefe do Cerimonial da Prefeitura, Cibele Lauande, também destacou o projeto como uma ação de estímulo ao protagonismo das meninas nos mais diversos campos de atuação. “É uma forma de mostrar que elas podem atuar em qualquer área e ser bem sucedidas fazendo o que querem. Recebemos a Jhennyfer Ketryn como muito carinho e apresentamos para ela toda a nossa rotina de trabalho e ela se mostrou muito interessada em conhecer a área e aprender”, relatou Cibele.

MOVIMENTO

A coordenadora de Construção de Relacionamento da Plan, Luiza Serra, que acompanhou as adolescentes na visita aos órgãos municipais, informou que o #MeninasOcupam é um movimento criado também para mostrar e alertar para o fato de que os homens ainda são maioria na ocupação de cargos altos e médios nas empresas, instituições e no ambiente político.

“O que queremos é chamar atenção para essa realidade e promover intervenções para mudar esse quadro. E uma das ações é esse projeto, no qual as garotas ocupam por 24 horas posições de destaque em diversas esferas, inclusive na administração pública. Isto serve para que adquiram a consciência de que podem e são capazes, sim, de assumir qualquer função na sociedade e ter papel de destaque”, enfatizou a técnica da Plan, Luiza Serra, informando ainda que o órgão desenvolve outros 20 projetos voltados à proteção da criança e do adolescente, impactando cerca 70 mil meninas e meninos.

“Participar desse projeto é muito importante para a minha formação como cidadã. Com ele aprendo mais a cada dia, pois nos empodera, nos ajuda a redescobrir nossos potenciais e a ter ciência de que podemos fazer tudo o que queremos”, disse Thais Lacerda.

Jhennyfer Ketryn destacou aspectos importantes da iniciativa. “O projeto me faz aprender muito e abre meus horizontes para novas perspectivas na vida. Ele me dá empoderamento e conhecimento de que eu posso conseguir ser o que eu quiser”, disse.

SEMCAS

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) também integrou, nesta quinta-feira (26), as ações realizadas pela campanha global #MeninasOcupam. As adolescentes Gleyce Costa, 17 anos e Evely Souza, 16 anos, foram recepcionadas pela secretária Andréia Lauande e equipe na sede da secretaria. Gleyce Costa assumiu o cargo de secretária menina da Criança e Assistência Social por um dia, enquanto Evely Souza foi assessora. Também participou da recepção das representantes, o Prefeito Criança, Tiago Cutrim.

As adolescentes acompanharam a rotina da titular da pasta, e logo no início da manhã participaram do primeiro compromisso do dia, compondo a mesa de abertura do Seminário Acolhimento em Foco promovido pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão. Em seguida, a gestão proporcionou uma reunião com os superintendentes da Semcas e as duas representantes do #MeninasOcupam. Na oportunidade, a equipe apresentou a política de Assistência Social e as responsabilidades de cada superintendência.

Andréia Lauande destacou o significado desse momento. “Nós estamos muito felizes. Esse dia é especial. Um marco para a vida dessas meninas, pois mostra a elas que com dedicação e trabalho elas podem ocupar qualquer cargo, não tem mais espaço para a fala ‘isso pode e isso não pode'”, ressaltou a secretária.

A agenda do dia culminou na participação no Cortejo Cultural e abertura da Mostra de Talentos 2017. A secretária menina, Gleyce Costa destacou a necessidade de ser trabalho diariamente junto a sociedade o empoderamento das mulheres. “Eu venho da zona rural de São Luís e a nossa luta é constante. Nós precisamos fortalecer o papel das meninas e dos jovens nas políticas públicas para que possamos contribuir para uma sociedade mais justa”, afirmou Gleyce Costa.

Artigo anteriorPrefeitura beneficia cerca de 4,5 mil crianças com a entrega de materiais esportivos
Próximo artigoProfessores do núcleo rural da rede municipal participam de formação em projeto ambiental
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui