Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da Universidade Federal do Maranhão, realiza neste sábado (19), a partir das 18 horas, a atividade “São Luís, olhe para o Céu!” como parte da programação do Dia do Físico, na Praça em frente ao Espigão Costeiro da Ponta d’Areia.
Na oportunidade, a equipe do Ilha da Ciência disponibilizará três telescópios para observação da Lua, os planetas Vênus, Júpiter e as luas Galileanas, Saturno e seus anéis.
Dia do Físico
A data faz alusão ao ano miraculoso de 1905, quando Albert Einstein publicou seus quatro artigos que mudaram a Física do século XX.
No primeiro de seus quatro artigos, Einstein propôs a ideia dos “quanta” de luz, o que explicou corretamente o efeito fotoelétrico. No segundo artigo, ele constituiu uma evidencia experimental da existência dos átomos, graças a estatística relacionada com o movimento browniano.
O terceiro artigo introduziu o conceito de relatividade restrita, que estabelece uma relação entre os conceitos de tempo e distância em uma continuidade aos estudos de Lorentz realizados anos antes, ficando mais tarde conhecido como “Teoria da Relatividade Restrita”.
O último artigo da série introduz o conceito de massa inercial, dando origem a famosa expressão E=mc², sendo conhecido como Teoria da Relatividade Geral.