OSão João 2018 de Campina Grande começou nesta sexta-feira (8) sem o esperado sistema de biometria facial, equipamento para monitoramento do acesso do público ao Parque do Povo. A abertura da festa junina também não contou com os detectores de metais, anunciados como reforços para a segurança da festa junina, que acabaram não sendo utilizados em nenhuma das entradas do Parque do Povo nesse primeiro dia.
Às 19h40 os portões de entrada do “Quartel General do Forró”, local onde acontecem as principais movimentações do Maior São João do Mundo, começaram a ser abertos e apenas as revistas manuais estavam sendo feitas pela equipe responsável pela segurança do evento.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa Aliança, que organiza o São João de Campina Grande, a identificação através de biometria facial e o controle eletrônico de acesso ao Parque ainda são projetos que passariam por testes nesta sexta. No entanto, os equipamentos não foram instalados.
Ainda segundo a empresa, o controle do público total dentro da estrutura da festa estava sendo realizada através de outros métodos e se caso a lotação total fosse percebida os portões seriam fechados. Nas entradas do local existem avisos informando que a capacidade máxima de público é de 69.305 pessoas, dados confirmados pelo presidente da Aliança Comunicação e Cultura, Luiz Otávio.
Segundo o representante da empresa, a quantidade máxima de pessoas foi sugerida pelo Ministério Público da Paraíba e vai ser cumprida pela Aliança durante os 31 dias do evento. Na sexta-feira, em nenhum momento os portões do Parque do Povo precisaram ser fechados.