Início Sem categoria SÁB (22) -Projeto ‘Dançando e Educando’, da Prefeitura de Sâo Luís, prepara...

SÁB (22) -Projeto ‘Dançando e Educando’, da Prefeitura de Sâo Luís, prepara ação para o Dia da Dança

17
0

Os passos bem delicados, mas firmes. Olhares atentos e interessados em ir mais além. Leveza e disciplina marcaram o retorno das aulas do projeto ‘Dançando e Educando’, realizado pela Prefeitura de São Luís. A iniciativa, executada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e coordenada pela primeira-dama, Camila Holanda, proporciona o aprendizado do ballet a 300 crianças e jovens da rede municipal de ensino. No cronograma deste mês, aulas serão intensificadas com uma programação especial, comemorativa ao Dia Internacional da Dança – 29 de abril.

Para marcar a data, a coordenação do projeto prepara uma série de atividades que ocorrerão na semana comemorativa. A programação está em fase de planejamento e contará com aulas extras com as turmas, apresentações de dança, aula de jazz, vídeos sobre o tema e roda de conversa com as crianças.

A receptividade, comprometimento e evolução das crianças e jovens no projeto têm sido positivo, destaca Camila Holanda. “Temos recebido uma resposta muito boa, pois o sonho destas crianças é se tornarem profissionais na arte do ballet e sabemos o quanto é importante pois estimula a disciplina e a desenvoltura nas crianças. Uma iniciativa inovadora e pioneira do prefeito Edivaldo ao oportunizar a arte como programação diferenciada aos estudantes, quando, em geral, são oferecidas atividades esportivas”, avalia Camila Holanda.

A primeira-dama informa que a proposta é ampliar o projeto, levando este aprendizado a mais estudantes da rede municipal de ensino. “Pretendemos expandir a ação para outras unidades da rede pelos benefícios constatados e por saber da importância de atividades aliadas ao ensino formal. Só vejo pontos positivos e a viabilidade de trabalhar a arte nas escolas. Com determinação e planejamento, o prefeito torna possível esse aprendizado aos estudantes. É uma semente que vai germinar e se ampliar, sempre pensando no melhor para as crianças e que influi positivamente no rendimento escolar”, reitera Camila Holanda.

“As atividades serão voltadas ao público do projeto, que são as crianças e seus familiares. estamos preparando uma programação interna para lembrar esta importante data para o ballet e a arte da dança”, destacou a renomada bailarina maranhense e professora do projeto, Débora Buhatem.

Em grande parte, as turmas são formadas por crianças e jovens que nunca haviam tido contato com o ballet ou qualquer outra dança. Mesmo assim, a professora avalia que o aprendizado tem sido satisfatório. “Os alunos têm absorvido o que é repassado e demonstrado que possuem todas as condições de crescer e aprender esta arte. Tenho muita confiança na capacidade de todos eles”, disse.

FORMAÇÃO

Segundo a professora, a formação média de um profissional do ballet é de oito anos. Entre as idades de oito e nove anos as possibilidades são ainda maiores e o aprendizado mais breve, devido à consciência corporal que essas crianças possuem. “As aulas são pautadas na repetição. O ballet é repetição de passos. Ensaiamos um mesmo ciclo mensalmente e com isso, os alunos têm absorvido tranquilamente o cronograma”, reiterou Buhatem.

Para a estudante Brielle dos Santos Setúbal, de sete anos, a oportunidade de participar do projeto é a concretização de um sonho. “Eu sempre via na televisão e gostei. Então, eu queria aprender a dançar e estou gostando muito das aulas. Estou achando muito boas e fáceis de aprender até agora”, disse a menina.

As aulas ajudaram a melhorar o aprendizado na escola para Marcella Luíza Borges Garcia, de oito anos. “Me ajudou a gostar mais de estudar e eu sempre gostei de ballet. Estar aqui é muito bom e espero ser uma bailarina um dia”, reiterou.

As turmas são formadas por crianças e jovens entre 6 e 14 anos de idade. A chance de integrar o projeto abriu um novo horizonte aos meninos e meninas participantes. Pensando em atender esta demanda e realizar o desejo destas centenas de crianças, a Prefeitura montou o projeto artístico. “Para essas crianças é mais que uma oportunidade de aprender os passos de uma dança, mas també uma chance de se aprimorar e, quem sabe, serem bailarinos profissionais no futuro. É um projeto lindo, do qual me orgulho de fazer parte e em poder somar para que alcancem esse sonho”, enfatizou a bailarina.

HABILIDADES

Durante as aulas, os alunos são avaliados considerando suas habilidades técnicas e artísticas, seu conteúdo de musicalidade, sua forma de expressão, capacidade de alongamento, flexibilidade e desempenho artístico. No ballet, as crianças exploram outras habilidades como a atenção, disciplina, organização, relacionamento interpessoal e a convivência em equipe. “A dança estimula diversas facetas das crianças e agrega conhecimentos que elas podem levar para a vida. Nem todos aqui vão seguir os caminhos da dança, mas levarão consigo um aprendizado inestimável que esta arte agrega”, disse.

As crianças recebem ainda aulas teóricas e práticas e participam de seminários e discussões em grupos sobre temas relacionados à formação básica do cidadão, à saúde, meio ambiente, valores éticos, políticos e morais, justiça social e outros temas de interesse da arte.

Fardamento e demais acessórios são garantidos gratuitamente aos alunos. O kit inclui colant, sapatilha e meia para meninas; e blusa, short e sapatilha para os meninos. Os alunos são distribuídos em quatro turmas, nos horários da manhã e tarde, com aulas terças e quintas para alunos de quatro a sete anos; e as segundas, quarta e sextas, para alunos de oito a 14 anos. As aulas são realizadas na sede da creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, em sala preparada e adaptada para o projeto.

HOMENAGEM À ARTE

O Dia Internacional da Dança é comemorado em 29 de abril. A data homenageia uma das manifestações artísticas mais antigas que existem. O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O dia 29 foi escolhido em homenagem a Jean-Georges Noverre, mestre de ballet francês. Ele ficou conhecido por ter escrito uma das mais importantes obras sobre a história da dança ‘Lettres sur La Danse’ ou ‘As cartas sobre a dança’. A data também está associada a Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium, em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Artigo anteriorPrefeitura de São Luís capacita servidores para atendimento do IPTU 2017
Próximo artigoProgramação da Prefeitura para o mês do livro continua nas escolas da rede pública municipal
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui