Prefeitura e governo celebram parceria para desenvolvimento da agricultura familiarAções conjuntas visando o desenvolvimento da agricultura familiar de São Luís são o fundamental propósito do acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, em solenidade realizada nesta quinta-feira (18), no Palácio La Ravardière. O prefeito Edivaldo e o secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, assinaram o termo que estabelece uma gama de ações voltadas ao fortalecimento do setor na capital.
“Será mais uma parceria exitosa entre Prefeitura e Governo. A agricultura familiar tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia de qualquer cidade. Para isso, estamos imbuídos em fazer com que o setor cresça cada vez mais em nosso município, empenhando esforços conjuntos no sentido de implementar ações que venham contribuir com a melhoria de várias cadeias produtivas, ofertando apoio técnico, concessão de insumos e implementos, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida do pequeno agricultor, na geração de renda no campo e o desenvolvimento da economia local como um todo”, afirmou Edivaldo.
O acordo de Cooperação Técnica prevê atuação conjunta entre os governos estadual e municipal, em apoio aos polos agrícolas da zona rural de São Luís e às Unidades de Referência Produtivas (URPs), por meio da oferta de assistência técnica e extensão rural, tecnologias de produção com base agroecológica, acesso a crédito rural de investimentos e custeios, insumos para a produção adaptados ao território; apoio à organização econômica, à regularização fundiária, acesso às compras públicas institucionais, entre outras políticas públicas de fomento à agricultura familiar.
AÇÕES
As ações na área para efetivação da parceria serão articuladas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Terras e Colonização do Maranhão (Iterma).
“Estamos realizando em todos os municípios maranhenses acordos de cooperação técnica para estimular o desenvolvimento agrícola local e do Estado como um todo. E a capital maranhense é muito importante nesse processo, de forma que esse acordo que assinamos hoje marca o início de um grande esforço conjunto para fortalecer o desenvolvimento do setor agrícola, com apoio de todo o sistema SAF. Com essa ação, acreditamos que daremos um passo importante para levar diretamente ao agricultor familiar todo o apoio que ele necessita para crescer e ajudar a desenvolver a economia do município”, afirmou o titular da SAF, Adelmo Soares, acrescentando ainda que serão realizadas ações em toda as áreas produtivas do Cinturão Verde e em outras comunidades da zona rural da capital.
O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, destacou a celebração do acordo de Cooperação Técnica como providencial para o engrandecimento do setor agrícola da capital. “A realização dessa parceria tem o empenho pessoal do prefeito Edivaldo, ciente de que o desenvolvimento do setor reflete diretamente no desenvolvimento socioeconômico do município e na melhoria da qualidade de vida da população. Não tenho dúvida de que o apoio do Estado vai contribuir sobremaneira para que as unidades produtivas aconteçam de fato e sejam fortalecidas”, disse ele.
Participaram também do ato de assinatura do acordo de Cooperação Técnica o presidente da Agerp, Júlio Mendonça; a presidente do Iterma, Margareth Mendes; o secretário municipal de Governo, Lula Fylho; os vereadores Pavão Filho e Raimundo Filho, entre outras autoridades estadual e municipal.