A Câmara de São Luís inaugurou em 2017, o painel eletrônico, possibilitando que as votações fossem acompanhada de forma mais detalhada. O sistema eletrônico de votação mostra o nome do vereador, o partido, a quantidade de vereadores presentes, assim como os votos e as abstenções, caso tenha. Para votar, por meio do sistema digital, o parlamentar utilizará o próprio microfone, com uma senha pessoal que foi cadastrada no banco de dados.
Tendo como escopo um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre a Câmara Municipal de São Luís e o Ministério Público, os servidores do Legislativo Ludovicense também passaram a ter à disposição a assinatura de ponto eletrônico, para a justificativa de sua frequência ao local de trabalho. São quatro os terminais instalados em espaços de grande visibilidade a todos os funcionários, localizados nos principais pontos de entrada e saída dos trabalhadores.
No tocante a bancada eletrônica, o novo sistema permite aos parlamentares localizar itens em debate, consultar anexos, verificar textos relacionados e encontrar os avulsos de proposições, sem ter que manusear uma folha de papel sequer, muito menos sair da sua cadeira, para tanto, basta manusear o computador portátil instalado nas bancadas do plenário. O resultado foi uma grande economia de papel.