A estudante Simone Nunes Lima é uma das jovens selecionadas para realizar os agendamentos nas unidades dos Cras
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de São Luís já realizaram cerca de 1.500 agendamentos para aquisição dos kits de conversação da TV analógica ao sistema digital, destinados a beneficiários de programas sociais do Governo Federal, na capital. O trabalho é resultado da parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís, o consórcio Seja Digital e o Instituto Formação, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), visando promover maior articulação na comunidade para garantir o direito dos beneficiários ao dispositivo. O sinal analógico de TV será desligado na capital maranhense no dia 28 de março, para ser substituído pelo sistema digital e as famílias podem requer o kit até 60 dias após o desligamento do sinal.
Os endereços dos Cras de São Luís podem ser acessados pelo link http://www.saoluis.ma.gov.br/semcas. Os agendamentos são realizados no horário de 8h às 12h. No agendamento consta as unidades dos Correios nos quais os beneficiários podem adquirir os equipamentos e o horário determinado para receber os kits.
A titular da Semcas, Andréia Lauande, avaliou positivamente a articulação realizada nos Cras para o agendamento das famílias que têm direito ao kit de conversão de TVs ao sistema digital. “Como o Cras é um órgão que atende diretamente a comunidade beneficiária das ações sociais do governo, a parceria foi bastante salutar no seu propósito de aproximar a ação das famílias contempladas pelo projeto e de facilitar o acesso ao agendamento, pois muitas pessoas têm dificuldades de realizar o processo por outras vias, como internet ou telefone”, observou a secretária.
Como parte da parceria entre a Prefeitura e o Seja Digital, os agendamentos para recebimento do equipamento podem ser realizados nos 20 Cras da capital. Outro aspecto positivo da parceria é que o agendamento online é feito por uma equipe de 20 jovens, na faixa etária de 18 a 28 anos, todos egressos dos serviços de proteção social e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvidos pela Semcas. Os jovens foram contratados pelo Instituto Formação – Organização Não Governamental (ONG) responsável pela execução trabalho, para realizarem o agendamento diretamente nos Cras.
Para seleção dos jovens, cada Cras de São Luís apontou três pessoas. Ao final do processo, um jovem dos três indicados foi contratado pelo Instituto Formação para atuar na sua comunidade. Os participantes receberam, ainda, treinamento para realizarem o trabalho de agendamento para aquisição dos kits, além de bolsa para ajuda de custo disponibilizada pelo Instituto.
OPORTUNIDADE
Uma dos jovens integrantes do projeto é a estudante Simone Nunes Lima, 18 anos. Ela participou de ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís. “Foi uma excelente oportunidade ser selecionada para realizar esse serviço. Além da experiência de trabalho, ainda ajudamos a nossa comunidade a conquistar seus direitos”, analisou a jovem.
A movimentação nos Cras de São Luís habilitados para realizar o serviço de agendamento, tem sido satisfatória. Na unidade da Vila Nova, na região Itaqui-Bacanga, dezenas de pessoas da comunidade inscritas no CadÚnico comparecem ao local diariamente para solicitar o kit gratuito.
A técnica do Cras da Vila Nova, assistente Social Soleane Galvão Araújo, avaliou de forma positivo o trabalho realizado na sede do órgão. “Nós temos um fluxo de pessoas bastante intenso aqui no Cras, o que contribuiu para a divulgação do serviço e a efetivação dos agendamentos para recebimento dos kits”, informou ela.
O pintor Osias Martins Estrela, 57 anos, foi um dos contemplados pelo kit gratuito. Ele é beneficiário do programa Bolsa Família. “Foi muito boa a iniciativa de entregar esses kits para quem não tem como comprar. Eu já recebi o meu”, afirmou ele.
A dona de casa Maria Raimundo Sousa Ferreira, 59 anos, também fez o agendamento no Cras da Vila Nova. “Aqui, no Cras, foi mais fácil fazer o agendamento porque a moça que me atendeu realizou o serviço com muita rapidez e presteza”, disse ela.
PROGRAMA
O kit gratuito com antena e conversor é destinado aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários dos programas socioassistenciais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.
A distribuição de kits gratuitos é feita pelo Consórcio Seja Digital, autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação, para que possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos. O kit promove a mudança do sistema de TV analógica para digital, proporcionando mais qualidade de imagem e som.
Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem |