Início Sem categoria MPF cobra de empresa de ônibus cumprimento do passe livre no Maranhão

MPF cobra de empresa de ônibus cumprimento do passe livre no Maranhão

Após receber as reclamações, o MPF elaborou um ‘relatório de diligência externa’ e encontrou outras irregularidades por parte da Auto Viação Progresso SA.

Resultado de imagem para passe livre
Imagem Google 

O Ministério Público Federal do Maranhão (MPF-MA) acionou a empresa Auto Viação Progresso SA e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por meio de uma Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada devido as reclamações de pessoas com deficiência e idosos do não cumprimento integral por parte da empresa no que diz respeito ao passe livre e descontos no preço de passagens após exceder o as vagas gratuitas no transporte rodoviário interestadual.

Após receber as reclamações, o MPF elaborou um ‘relatório de diligência externa’ e encontrou outras irregularidades por parte da empresa. Uma delas é restringir o atendimento apenas aos sábados para este público específico. Segundo o MPF, a empresa determinava ainda que o beneficiário deveria reservar a passagem com 45 dias de antecedência em uma viagem por semana.

As ações encontradas pelo MPF contrariam leis como o Passe Livre (Lei 8.899/1994) e o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). Nelas, deficientes, idosos e jovens de baixa renda têm direito à gratuidade ou desconto no transporte interestadual.

Assim, o MPF requer que a Auto Viação Progresso corrija estes erros e disponibilize passe livre a pessoas com deficiência e pessoas idosas, pelo menos três vezes por semana e não um, como vinha sendo feito. Estes benefícios devem ser colocados à disposição em todas as modalidades e não somente nos ônibus convencionais (leitos, semi-leitos e executivos). Quando não puder atender o beneficiário, a empresa terá que emitir declaração detalhando o motivo pelo qual não foi possível o atendimento. O agendamento também não pode ser feito agora apenas aos sábados, mas qualquer dia nos guichês de atendimento.

O MPF quer ainda que a ANTT faça o que lhe cabe quanto à fiscalização da empresa no que diz respeito a frota disponibilizada no Maranhão, a concessão e o agendamento dos benefícios.

Via G1
Artigo anteriorCriminosos espancam vítima até a morte durante assalto na Zona Leste de Teresina
Próximo artigo'Não tinha como tirar ela alisando', diz cantor de forró que agrediu ex-mulher na frente do filho de 6 anos no RN
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui