Guardas alegaram que o artista não poderia atuar em praça pública. Artista argumentou que o poder público proíbe venda ambulante, mas não atuação.
Um guarda municipal de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, foi afastado do cargo por usar spray de pimenta em um artista de rua na Praça Padre Cícero na noite desta quarta-feira (12), de acordo com a Prefeitura Municipal.
O guarda tentou retirar o artista do local, que atuava como “estátua humana”, alegando que a legislação municipal proíbe esse tipo de serviço nas praças do município. Já o artista de rua, que não foi identificado, alegou que a prefeitura proíbe apenas a venda ambulante, mas não atuações como a dele.
O homem se recusou a sair do local, e o guarda usou spray de pimenta contra ele, que também atingiu pessoas no entorno.
‘Procedimento equivocado’
De acordo com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o servidor foi afastado das funções, por meio de medida cautelar, e a Corregedoria da Guarda Municipal abriu sindicância para apurar as responsabilidades.
Em nota, a secretaria responsável pela Guarda Municipal afirmou que a ação foi um “procedimento equivocado”.
“A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania ainda informa que não acata, no âmbito da corporação, esse tipo de procedimento equivocado, uma vez que o objetivo da pasta é promover a cidadania e o bem-estar social.”
g1