Início Sem categoria Estudantes da rede municipal participam de aula de educação ambiental no Parque...

Estudantes da rede municipal participam de aula de educação ambiental no Parque Botânico da Vale

10
0
ff
Estudantes da rede municipal participam de aula de educação ambiental no Parque Botânico da Vale

Mais de 40 estudantes do 4º e 5º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Piancó, localizada na área Itaqui-Bacanga, participaram na última semana, de uma aula prática de educação ambiental no Parque Botânico da Vale. Eles foram divididos em dois grupos para participar das trilhas ecológicas ‘Restauração Florestal’ e a trilha do ‘Angelim’. Em todo o percurso, os assistentes de Meio Ambiente do parque falaram das várias espécies de árvores nativas preservadas na área e também dos tipos de animais silvestres que vivem no local.

A aventura dos estudantes da U.E.B. Piancó no Parque Botânico da Vale teve início na terça-feira, dia 16, sendo encerrada na sexta-feira (19), com o passeio pelas trilhas. Foram quatro dias de um trabalho de estímulo a mudanças de pensamentos, práticas e posturas com relação ao meio ambiente. O secretário Municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa, explicou que a iniciativa é parte do Programa de Educação Ambiental da Prefeitura de São Luís, por meio da Semed, em parceria com o Parque Botânico.

Ele destacou que a parceria visa motivar os estudantes a se tornarem protagonistas de mudanças em suas escolas e comunidades, com a construção de projetos com foco na biodiversidade, na preservação da água, na sustentabilidade e outros para a preservação do meio ambiente. “As aulas práticas ajudam a consolidar o conteúdo que é repassado pelo professor em sala de aula, promovendo uma vivência real para o estudante, que passa a se ver como protagonista das mudanças que precisam ser operadas no ambiente escolar e em sua comunidade, para a preservação da natureza. É uma parceria que visa o desenvolvimento integral do estudante, e faz parte da política educacional assumida pelo prefeito Edivaldo”, destacou Moacir.

Nos quatro dias de visita ao Parque Botânico, a técnica formadora da Semed Themis Matos conta que os assistentes de educação ambiental falaram aos estudantes sobre Resíduos, Água, Ar, Energia, Biodiversidade e Sustentabilidade. Cada dia foi desenvolvida uma temática diferente. O objetivo é que os estudantes passem a trabalhar na escola e na comunidade um projeto de preservação que valorize o espaço e os recursos naturais existentes. Os próprios estudantes vão escolher a temática a ser trabalhada no espaço escolar e entorno. Segundo Themis, geralmente os estudantes escolhem os projetos de horta escolar, reciclagem de resíduos sólidos ou de construção de parquinhos ecológicos de pneus e outros objetos recicláveis.

Os estudantes também são responsáveis por multiplicar as informações recebidas nas formações para os demais colegas da escola, para que todos participem do projeto durante o ano, informou o professor Josean da Silva Santos, do 4º ano na U.E.B. Piancó. Foi ele que acompanhou os estudantes durante os quatro dias de visita ao Parque Botânico. A partir da próxima semana as ações do projeto serão também trabalhadas na escola. O professor explicou que o primeiro passo é conversar com os estudantes e planejar as ações a serem desenvolvidas. Tanto o professor quanto os alunos irão contar com o apoio da Semed e dos assistentes de meio ambiente do Parque Botânico para desenvolver o projeto.

As diversas espécies de árvores nativas, entre elas o Buriti, o Barbatimão e o Ingá Vermelho; foram mostrados aos alunos pelos assistentes de Meio Ambiente Paulo Alencar e Ana Cleide. Foram eles também que conversaram com os alunos e orientaram sobre como devem a partir de agora prosseguir com o projeto de educação ambiental na escola.

A pequena Yasmin, do 4º ano, que completava 9 anos no dia do passeio, disse que para ela foi o melhor presente de aniversário. “Foi muito legal visitar o parque ecológico e fazer novos amigos. Aqui é tudo muito bonito”. Também estava muito feliz e entusiasmado o estudante Marcos Vinicius Victor Sousa, do 5º ano. “Gostei muito de ter vindo. Ainda não conhecia este lugar. Estou ansioso para contar pros meus colegas a experiência nova que eu tive aqui”.

Artigo anteriorGaleria Trapiche mantém em cartaz segunda edição da exposição Ocupação Trapiche
Próximo artigoO vereador Umbelino Jr apresentou nesta segunda-feira o Projeto de Lei n 042/2017 que dispõe, no âmbito Municipal de São Luís a concessão de passagem gratuita.
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui