Início Sem categoria Avaliação Nacional da Alfabetização mostra que Prefeitura avança na educação municipal

Avaliação Nacional da Alfabetização mostra que Prefeitura avança na educação municipal

Alunos da rede pública de São Luís melhoram desempenho em avaliação nacional
A melhoria do ensino na rede pública municipal foi comprovada com a divulgação dos resultados da terceira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No exame, realizado em novembro de 2016, os estudantes da rede municipal de ensino apresentaram desempenho superior em comparação a anos anteriores. Os resultados, que foram divulgados na última semana, foram alcançados graças a investimentos da Prefeitura de São Luís na área da Educação, com ações voltadas para a valorização do professor e a qualificação do ensino.

Para o prefeito Edivaldo, os resultados da avaliação refletem o trabalho que a gestão tem desempenhado para oferecer aos estudantes um ensino de qualidade. “Esse é um dos reflexos do esforço que temos realizado para melhorar cada vez mais o ensino na rede pública municipal. A Educação é porta para a transformação da sociedade, por isso é prioridade na nossa gestão. Vamos investir ainda mais e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, ressaltou o gestor.

A ANA avaliou crianças de escolas públicas matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental. Foram aplicados testes para observar o nível de conhecimento dos estudantes em leitura, escrita e matemática. Em São Luís, 28% das crianças que realizaram a prova obtiveram desempenho satisfatório em leitura e 32,7% em matemática. Os números apontam crescimento de 9% no desempenho relacionado à leitura e 17% em matemática, comparando com a avaliação realizada em 2014.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou que os dados evidenciam o comprometimento do prefeito Edivaldo com a Educação. “A proposta da gestão é continuar ampliando os investimentos nessa área, a fim de alavancar ainda mais esses índices e, sobretudo, melhorar a qualidade do ensino na rede pública municipal. Temos trabalhado constantemente no desenvolvimento de ações e programas que contribuam para que as crianças sejam alfabetizadas na idade correta”, disse.

AÇÕES

Entre as ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que contribuíram para o destaque positivo dos estudantes na ANA, destacam-se as capacitações oferecidas aos professores, focadas nas necessidades dos estudantes, e o planejamento de atividades escolares com base em resultados de avaliações como essa. A coordenadora de Avaliação da Semed, Vera Pires, explicou como esse trabalho foi fundamental para essa melhoria observada.

“Considero muito positivas as formações dos professores, focadas nas competências e habilidades essenciais às crianças a cada ano. Observando e avaliando essas competências e considerando os percentuais das avaliações realizadas, temos condições de elaborar um planejamento de intervenção pedagógica eficaz para que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias. Dessa forma, otimizamos a aplicação dos recursos na Educação, pois a alfabetização define a qualidade de todo o processo de ensino”, enfatizou.

MAIS INVESTIMENTOS

Os resultados da avaliação demonstram que a gestão municipal caminha rumo a avanços ainda mais significativos. Para isso, outros investimentos na área da Educação vêm sendo realizados. Com o programa ‘Educar Mais’, por exemplo, lançado em junho, o poder público municipal implanta o Sistema Municipal de Avaliação de São Luís (Simae), fortalece os programas da formação continuada e atualiza a proposta curricular da rede municipal de ensino.

Outro pilar importante para garantia do direito à aprendizagem no tempo certo é o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) São Luís, cujo objetivo é focar no ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º) anos do Ensino Fundamental.

SAIBA MAIS

A ANA é aplicada anualmente desde 2013 e é um dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que – além de avaliar os níveis de conhecimento em língua portuguesa e matemática – indica a qualidade, equidade e eficiência do ciclo de alfabetização das redes públicas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Artigo anteriorPrefeitura dialoga com ambulantes sobre obras do PAC Cidades Históricas
Próximo artigoSão Luís será capital da literatura com a realização da FeliS promovida pela Prefeitura e Governo
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui