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Avaliação Nacional da Alfabetização mostra que Prefeitura avança na educação municipal

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Alunos da rede pública de São Luís melhoram desempenho em avaliação nacional
A melhoria do ensino na rede pública municipal foi comprovada com a divulgação dos resultados da terceira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No exame, realizado em novembro de 2016, os estudantes da rede municipal de ensino apresentaram desempenho superior em comparação a anos anteriores. Os resultados, que foram divulgados na última semana, foram alcançados graças a investimentos da Prefeitura de São Luís na área da Educação, com ações voltadas para a valorização do professor e a qualificação do ensino.

Para o prefeito Edivaldo, os resultados da avaliação refletem o trabalho que a gestão tem desempenhado para oferecer aos estudantes um ensino de qualidade. “Esse é um dos reflexos do esforço que temos realizado para melhorar cada vez mais o ensino na rede pública municipal. A Educação é porta para a transformação da sociedade, por isso é prioridade na nossa gestão. Vamos investir ainda mais e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, ressaltou o gestor.

A ANA avaliou crianças de escolas públicas matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental. Foram aplicados testes para observar o nível de conhecimento dos estudantes em leitura, escrita e matemática. Em São Luís, 28% das crianças que realizaram a prova obtiveram desempenho satisfatório em leitura e 32,7% em matemática. Os números apontam crescimento de 9% no desempenho relacionado à leitura e 17% em matemática, comparando com a avaliação realizada em 2014.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou que os dados evidenciam o comprometimento do prefeito Edivaldo com a Educação. “A proposta da gestão é continuar ampliando os investimentos nessa área, a fim de alavancar ainda mais esses índices e, sobretudo, melhorar a qualidade do ensino na rede pública municipal. Temos trabalhado constantemente no desenvolvimento de ações e programas que contribuam para que as crianças sejam alfabetizadas na idade correta”, disse.

AÇÕES

Entre as ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que contribuíram para o destaque positivo dos estudantes na ANA, destacam-se as capacitações oferecidas aos professores, focadas nas necessidades dos estudantes, e o planejamento de atividades escolares com base em resultados de avaliações como essa. A coordenadora de Avaliação da Semed, Vera Pires, explicou como esse trabalho foi fundamental para essa melhoria observada.

“Considero muito positivas as formações dos professores, focadas nas competências e habilidades essenciais às crianças a cada ano. Observando e avaliando essas competências e considerando os percentuais das avaliações realizadas, temos condições de elaborar um planejamento de intervenção pedagógica eficaz para que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias. Dessa forma, otimizamos a aplicação dos recursos na Educação, pois a alfabetização define a qualidade de todo o processo de ensino”, enfatizou.

MAIS INVESTIMENTOS

Os resultados da avaliação demonstram que a gestão municipal caminha rumo a avanços ainda mais significativos. Para isso, outros investimentos na área da Educação vêm sendo realizados. Com o programa ‘Educar Mais’, por exemplo, lançado em junho, o poder público municipal implanta o Sistema Municipal de Avaliação de São Luís (Simae), fortalece os programas da formação continuada e atualiza a proposta curricular da rede municipal de ensino.

Outro pilar importante para garantia do direito à aprendizagem no tempo certo é o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) São Luís, cujo objetivo é focar no ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º) anos do Ensino Fundamental.

SAIBA MAIS

A ANA é aplicada anualmente desde 2013 e é um dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que – além de avaliar os níveis de conhecimento em língua portuguesa e matemática – indica a qualidade, equidade e eficiência do ciclo de alfabetização das redes públicas.

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