O dia dedicado às crianças o que não poderia faltar era brincadeira e diversão. Pensando nisso, a Prefeitura de Anajatuba promoveu dezenas de ações alusivas à data, comemorada no dia 12 de outubro, em diversas regiões da cidade. Foram dois dias de festas, brincadeiras e sorteio de brindes.
A programação que atende ao pedido do prefeito Sydnei Pereira, ocorreu na sexta-feira (12) e no sábado (13), na Sede e nos povoados Bacabal e Afoga, atingindo mais 5 mil crianças do município. Nos dois dias, foram realizadas atividades de lazer e recreação onde a garotada se esbaldou ao participar de diversas brincadeiras.
Além disso, houve distribuição de guloseimas e o esperado sorteio de 60 bicicletas, sendo sempre 20 por região. Sydnei Pereira destacou que ver a felicidade estampada no olhar de cada criança faz o seu coração se encher de alegria e satisfação.
“Tudo foi feito com todo carinho para proporcionar um dia dedicado para a diversão às nossas crianças. O nosso objetivo era fazer uma programação de forma regionalizada para atender o maior número de crianças possível. E, graças à Deus conseguimos atingir mais 5 mil crianças em toda Anajatuba levando a elas muita diversão, brincadeiras e presenteando cada uma delas com brindes e com sorteio de 60 bicicletas sendo sempre 20 por região”, destacou o chefe do executivo anajatubense.
ORIGEM DO DIA DA CRIANÇA
A data foi criada no Brasil por uma lei federal, proposta pelo deputado Galdino do Valle Filho em 1924. O dia 12 de outubro foi o escolhido, pois é também a data em que o navegador Cristóvão Colombo chegou oficialmente à América – chamada durante vários séculos de “Continente-Criança” por ter surgido para os europeus apenas no final do século 15.
Apesar de a data ter sido criada em 1924, durante décadas ninguém deu muita bola para ela. O empurrãozinho que faltava para o Dia da Criança emplacar – com muitos brinquedos, é claro – veio nos anos 60, quando o diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela criou uma promoção nessa época do ano para incentivar a venda de uma boneca de nome esquisito: “Bebê Robusto”.
A estratégia deu certo e, no ano seguinte, a bem-sucedida “Semana do Bebê Robusto” virou “Semana da Criança”. Com o aumento das vendas de brinquedos em outubro, todo o comércio começou a divulgar a data, que assim acabou pegando.