Cientistas sugerem que a nova “Lua” seria um fragmento do astro original, com 10 m de diâmetro. Ela ficará na órbita da Terra por 2 meses.
Os astrônomos descobriram a existência de um pequeno asteroide, com apenas 10 metros de diâmetro, que está na órbita da Terra.
O asteroide foi nomeado de “minilua”, pois trata-se de um fragmento da Lua original. Intitulado de 2024 PT5 , o asteróide entrará na órbita da Terra em 29 de setembro e permanecerá até 25 de novembro.
Depois, seguirá jornada pelo sistema solar. Segundo cientistas da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, a “miniLua” ficará na órbita da Terra por quase dois meses.
Ao identificarem o novo corpo celestial, eles afirmaram que não há risco de impacto. Os especialistas destacam que, devido à forma como aparecem na órbita da Terra, as “miniluas” são difíceis de observar e categorizar oficialmente. A exemplo, em 2015, observadores confundiram a nave Gaia, da ESA, como uma nova “Lua” da Terra.
Segundo Raúl de la Fuente Marcos, responsável pela descoberta, o asteroide é, “sem dúvidas, um objeto natural”, que se formou no cinturão de asteroides de Arjuna. A “nova Lua” deve retomar à órbita da Terra em 2025, daqui a 31 anos.
Com informações Metrópoles