Início Sem categoria Praça da Mãe d'Água recebe novo paisagismo; espaço está sendo requalificado pelo...

Praça da Mãe d'Água recebe novo paisagismo; espaço está sendo requalificado pelo Iphan e Prefeitura

10
0

Obras, na região da Praça Pedro II, estão em fase de acabamento; a reforma devolve a beleza de um dos cartões-postais da cidade

Projeto paisagístico do logradouro integra o projeto de requalificação do espaço

Iniciaram nesta semana os serviços de implantação do novo projeto paisagístico da Praça da Mãe d´Água, no Centro Histórico. O trabalho é mais uma etapa das obras de requalificação urbanística da Praça D. Pedro II, que estão sendo executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, com recursos oriundos do PAC Cidades Históricas. As obras na área estão na fase de acabamento.
O prefeito Edivaldo destacou o avanço dos serviços em um dos mais importantes espaços históricos da capital. “Em breve devolveremos à nossa população mais este importante logradouro, um incentivo para a valorização e preservação da nossa história. Com a reforma, promovida pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, estimulamos o turismo, promovendo a geração de trabalho e renda”, afirmou o prefeito.
A reforma da praça, faz parte de um conjunto de obras que estão sendo executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura na região do Centro, que compreende ainda a requalificação urbanística do Complexo Deodoro – praça do Pantheon e Deodoro e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro – e reforma da Rua Grande.
O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, destaca que as obras seguem o cronograma de execução previsto. “Estamos trabalhando para que a reforma seja entregue no tempo previsto. Trata-se de uma obra muito importante para o Centro Histórico da cidade, considerando todos os pontos turísticos que estão localizados no entorno da praça. A reforma da Praça D. Pedro II devolve o esplendor de um dos mais belos cartões-postais da cidade e que confere ao lugar a grandiosidade reconhecida pela Unesco pelo título de Patrimônio da Humanidade”, afirmou Itapary.
PAISAGISMO
Segundo o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho, o projeto paisagístico da Praça Pedro II contempla o transplantio de seis palmeiras imperiais, colocação de grama do tipo esmeralda nos canteiros e ornamento com flores de alamanda, lantana, onze horas e outras espécies propícias ao clima local. Nesta quinta-feira (21), foram plantadas parte das palmeiras imperiais que comporão o paisagismo do espaço.
“Também será feito todo o tratamento das árvores centenárias que já existem no espaço, com podas, realinhamento dos galhos e curativos, para preservarmos a beleza e o sombreamento que elas promovem no local. Sem dúvida, após a conclusão do projeto paisagístico, a área ganhará um novo aspecto, mais aprazível e propício à visitação de moradores e turistas”, observou Luiz Carlos Borralho.
Esta semana também foi dado início aos serviços de construção da passarela de pedestre que dará acesso da praça ao Palácio Episcopal, Igreja da Sé e ao Museu de Arte Sacra. A obra da Praça da Mãe d´Água inclui ainda a modificação dos canteiros, do piso de pedras portuguesa e colocação de bancos de concreto. Um novo projeto de iluminação também será implantado para realçar ainda mais a riqueza arquitetônica dos monumentos no entorno da praça.

Segundo o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, que acompanhou os trabalhos no local, nesta quinta-feira (21), toda a parte estrutural da obra já foi finalizada, como a colocação do novo piso e a modificação dos canteiros. “Nos próximos dias daremos início aos trabalhos de reposição das pastilhas e instalação da bomba para automação do chafariz. Em seguida, recolocaremos a escultura da Mãe d´Água ao centro da fonte, seu local de origem”, ressaltou Fábio Henrique.
A escultura da Mãe d’Água foi retirada da praça pela Prefeitura de São Luís para restauro e como medida preventiva contra ação de vândalos. A restauração é acompanhada por técnicos do Iphan. Atualmente, a escultura do maranhense Newton Sá se encontra nos jardins do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, localizado na Rua do Sol, no Centro. Após a reforma, a escultura será devolvida ao antigo local.
A área da Praça da Mãe d’Água é protegida por tombamento Estadual e Federal, além de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como patrimônio mundial.
Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Artigo anteriorPrefeitura de São Luís brinda turistas com recepção junina no Centro Histórico
Próximo artigoCarta deixada por ciclista suspeito de matar amante em hotel de Goiânia era para a esposa, diz polícia
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui