Início Sem categoria Fim de ano: Detran intensifica blitzes da Lei Seca no DF a...

Fim de ano: Detran intensifica blitzes da Lei Seca no DF a partir deste sábado

12
0

Esta é a segunda fase da operação Festa Segura. Serão 300 ações de fiscalização de trânsito até janeiro de 2019, diz governo.

Blitz do Detran e da Polícia Militar no Recanto das Emas, no DF — Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Blitz do Detran e da Polícia Militar no Recanto das Emas, no DF — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

As blitzes da Lei Seca vão ficar mais frequentes no Distrito Federal a partir deste sábado (15). A previsão do Detran é realizar 300 abordagens nas ruas da capital até 13 de janeiro do próximo ano. As ações fazem parte da operação Festa Segura.

O objetivo, segundo o governo, é inibir a prática de motoristas que costumam beber e dirigir. Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito no Detran, Glauber Peixoto, o consumo de bebida alcoólica “é mais comum que neste período de confraternizações”.

“Infelizmente, dezembro é um mês em que ocorrem muitos acidentes, que acabam resultando em mortes no trânsito”, afirma.

Agente do Detran faz teste do bafômetro em motorista — Foto: TV Globo/ReproduçãoAgente do Detran faz teste do bafômetro em motorista — Foto: TV Globo/Reprodução

Agente do Detran faz teste do bafômetro em motorista — Foto: TV Globo/Reprodução

Ao todo, serão realizadas 90 operações de blitz nas ruas – especialmente nas proximidades de bares, restaurantes, casas de shows e clubes – e 210 patrulhamentos com abordagens nas ruas.

Fiscalização no trânsito

Em 2017, a operação Festa Segura durou 22 dias e autuou 582 motoristas que dirigiam sob influência de álcool. Outros 181 foram autuados por conduzir sem habilitação. Veja outras ocorrências:

  • Falta de cinto de segurança: 2.807
  • Transporte de crianças sem o uso de cadeirinhas: 103
  • Estacionamento irregular e outras infrações: 9.738

Nesse período, as ações resultaram na redução de 46,7% no número de mortes em comparação a dezembro de 2016. Segundo o Detran, o número de vítimas caiu de 30 para 16, o menor índice já registrado neste mês.

Lei Seca

Dirigir embriagado prevê multa de R$ 2.934,70. O condutor também deixa de poder dirigir por um ano, mas a proibição só passa a valer quando não couber mais recurso.

Código de Trânsito endurece pena de motorista embriagado que causar acidente — Foto: Karina Almeida/G1Código de Trânsito endurece pena de motorista embriagado que causar acidente — Foto: Karina Almeida/G1

Código de Trânsito endurece pena de motorista embriagado que causar acidente — Foto: Karina Almeida/G1

Para deixar a prisão, só pagando fiança. O montante é fixado pelo delegado com base no código penal e o entendimento da gravidade do fato – são levados em conta os antecedentes do envolvido, as condições financeiras dele e a natureza da infração. Com isso, o valor da fiança pode ir de um a cem salários mínimos (até R$ 95,4 mil).

Em caso de acidente causado pelo motorista alcoolizado, o crime passou a ser considerado inafiançável a partir de abril, com o endurecimento da legislação.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Artigo anteriorCorpo de cearense morta por morador de rua no Rio de Janeiro chega neste sábado a Fortaleza
Próximo artigoHomem morre após cair de telhado em Volta Redonda
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui