Início Sem categoria Secretários das polícias Militar e Civil do RJ tomam posse nesta quinta

Secretários das polícias Militar e Civil do RJ tomam posse nesta quinta

As duas instituições voltam a ter status de secretaria, fato que não acontecia desde o primeiro governo de Leonel Brizola, em 1982. As duas pastas têm o desafio de realizar ações coordenadas na tentativa de reduzir a criminalidade.

Secretário de Polícia Militar, Rogério Figueredo de Lacerda — Foto: Divulgação
Secretário de Polícia Militar, Rogério Figueredo de Lacerda — Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (3), as polícias Militar e Civil passam a ter status de secretarias. O fato não acontecia desde o primeiro governo Leonel Brizola, em 1982.

Na ocasião, Brizola não quis submeter às Forças Armadas o nome do secretário de Segurança, que era determinado por um decreto federal, e decidiu acabar com a pasta.

Três décadas depois, o governador Wilson Witzel acredita que as duas instituições devem ter autonomia para definir políticas e gerir os orçamentos de suas áreas.

Nesta manhã, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro Rogério Figueiredo de Lacerda toma posse como secretário da PM.

O oficial deixou o comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e substituiu o coronel Luis Cláudio Laviano no comando da PM. A cerimônia está prevista para começar às 9h no pátio do Batalhão de Polícia de Choque, na Cidade Nova.

Figueredo tem como principal missão gerir uma tropa desmotivada e com alto índice de desvios de conduta.

Novas unidades na Polícia Civil

Secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga — Foto: DivulgaçãoSecretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga — Foto: Divulgação

Secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga — Foto: Divulgação

À tarde, o delegado Marcus Vinícius Braga passa a ser secretário da Polícia Civil. Até dezembro do ano passado, o policial era diretor das delegacias especializadas.

Além do status de secretário, Marcus Vinícius herda o sistema Guardião, responsável pelas interceptações telefônicas e dados, antes da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Secretaria de Segurança (Seseg). A subsecretaria também passa a ser de responsabilidade da Polícia Civil.

Volta também à instituição a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), unidade que, nos últimos dez anos, investigou, principalmente, as milícias formadas em boa parte por policiais civis e militares, além de disponibilizar o seu cartório para o registro de casos de corrupção das duas polícias.

O governador Witzel, que promete cuidar de perto das duas pastas, divulgou que estará presente nas duas cerimônias de posse.

Artigo anteriorPREFEITO VISITARÁ ECOPONTO NESTA QUINTA (03), ÀS(08.30)
Próximo artigoExército do Níger mata mais de 200 integrantes do grupo Boko Haram
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui