Início POLÍTICA Professores, alunos e servidores lançam frente ampla na Ufma

Professores, alunos e servidores lançam frente ampla na Ufma

Após um amplo debate entre os membros que o compõem, e depois de aprovado em assembleia realizada no último dia sete, foi lançado em um dia muito simbólico, Dia Internacional da Mulher, o MANIFESTO DA FRENTE AMPLA E DEMOCRÁTICA EM DEFESA DA UFMA, que foi amplamente divulgado para a comunidade acadêmica da UFMA.

Amparado no preceito constitucional da livre associação, por meio desse Manifesto o movimento tornou pública sua posição e teceu certas críticas, dentre do jogo democrático, a atual conjuntura da nossa Universidade.

A Frente Ampla é constituída por docentes, servidores técnicos administrativos e discentes.

Este movimento resulta da união dessas três importantes categorias que compõem a instituição e da necessidade de lutarmos por uma UFMA que se pauta pelo diálogo com os diversos setores da universidade; pela manutenção e ampliação da democracia nas decisões da Universidade; e pela descentralização de poder em nossa instituição, tendo em vista ser essa a melhor e mais eficiente forma de geri-la.

A Frente compartilha da visão de futuro e do desejo latente de mudança de nossa comunidade, de tudo aquilo que contraria os preceitos de uma universidade pública, laica, gratuita e de qualidade.

Entendemos que há muito a ser feito em favor da instituição, especialmente em termos de construção de um novo modelo de Universidade, que preze, antes de tudo, pelo Diálogo, pela Democratização e pela Descentralização.

A Frente Ampla e Democrática acredita verdadeiramente que a autonomia universitária é um princípio filosófico fundamental para a gestão desta instituição, uma vez que seus membros são formados em geral para serem cidadãos críticos e capazes de julgamento próprio, baseado em preceitos racionais e científicos, a partir de evidências e comunicados discursivamente por meio de argumentos.

Além disso, antes de ser apenas um princípio filosófico, e aparentemente abstrato, o princípio da autonomia é também jurídico.

A Constituição Federal de 1988, entre outras conquistas sociais, declara em seu Art. 207: “As universidades gozam, na forma da lei, de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Apesar de muitas lutas da sociedade civil em torno da defesa do princípio da autonomia, esse princípio tem sido atacado ao longo dos anos, em especial nos últimos quatro, por movimentos fascistas e antidemocráticos.

 

Artigo anteriorA inauguração do Belle Joli no Renascença acontece neste sábado (11), confira as promoções
Próximo artigoAutoridades se dedicaram a matar Marielle após o crime, diz Dino
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui