O primeiro Plano de Comunicação Estratégica da Câmara Municipal de São Luís, a quarta mais antiga do país e que é comandada pelo vereador Osmar Filho (PDT), será entregue e apresentado à presidência da Casa Legislativa no mês de fevereiro.
A elaboração do documento terá por base dados obtidos por meio de pesquisa de comunicação organizacional apresentados nesta sexta-feira, 21, à Diretoria de Comunicação da Casa.
A apresentação dos resultados da pesquisa realizada ano passado e a prévia do Plano de Comunicação para o ano de 2021 foram apresentados à Direção de Comunicação e finalizou o processo de transição no setor.
Foi isto que explicou o jornalista Glaucio Ericeira, que dirigiu o setor no último biênio e, a partir de agora, estará engajado em outra função ligada diretamente à Presidência da Câmara.
“Gostaria de parabenizar a comissão, formada por profissionais da Câmara, pela realização da pesquisa [feita junto ao público interno], cujos resultados balizarão o primeiro Plano de Comunicação da Casa.
Com esta apresentação realizada hoje, finalizo com chave de ouro e muito satisfeito meu período de trabalho na Direção de Comunicação”, destacou Ericeira, elencando diversas outras conquistas comunicacionais obtidas pela gestão Osmar Filho, tais como implementação do novo site; criação do aplicativo da Casa; transmissão ao vivo das sessões plenárias via YouTube; fortalecimento das redes sociais institucionais; dentre outras.
Já para o jornalista Marco Aurélio D’Eça, que iniciará o trabalho à frente do Setor na semana que vem, o momento foi marcado por uma boa surpresa.
“FIQUEI, AO MESMO TEMPO, MUITO SURPRESO E FELIZ POR VER QUE ESTA COMISSÃO FEITA POR JOVENS JÁ REALIZOU UM TRABALHO COM TANTA QUALIDADE. CHEGO AO SETOR COM UM MATERIAL MUITO BOM E ISTO GARANTIRÁ EMBASAMENTO PARA BUSCAR CONSTANTES MELHORIAS NA COMUNICAÇÃO DA CASA. PARABÉNS A TODOS”, ASSINALOU.
Para o gestor do setor de Qualidade da Câmara Municipal de São Luís, Bruno Lima, a realização de pesquisa na Casa e a elaboração do Plano de Comunicação para o ano de 2021 vão ao encontro da política já implementada na instituição.
“O TRABALHO FOI MUITO BEM FEITO E ESTÁ DE ACORDO COM A POLÍTICA QUE JÁ EXISTE NA CASA. DESENVOLVER UM TRABALHO BASEADO EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, COM PESQUISA E JUSTIFICATIVAS EMBASADAS NELA, TERÁ COMO RESULTADO UM TRABALHO COM MUITO MAIS QUALIDADE”, ENFATIZOU.
A Relações Públicas Clarissa Soares foi a responsável por apresentar a prévia do Plano de Comunicação para o ano de 2021 aos presentes. Segundo a profissional, o documento pioneiro da Casa terá como objetivo principal o desenvolvimento da Comunicação de forma mais estratégica e integrada na Casa Legislativa.
PESQUISA – Ano passado, foi criada uma comissão, formada por servidores do setor de Comunicação, que ficou responsável pela elaboração do Plano de Comunicação da Câmara para 2021.
Para elaborar o documento, a comissão necessitou de informações acerca da área de Comunicação e também elaborou e aplicou uma pesquisa junto aos servidores.
“INICIALMENTE, A COMISSÃO FORMADA ELABOROU UM QUESTIONÁRIO COM 16 QUESTÕES OBJETIVAS E 6 SUBJETIVAS E O APLICOU NOS DIAS 02 E 03 DE DEZEMBRO JUNTO A 81 SERVIDORES – O QUE CORRESPONDEU A 27% DO PÚBLICO INTERNO DA CÂMARA. INTEGRANTES DA COMISSÃO TAMBÉM REALIZARAM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM GESTORES. LOGO APÓS, ANALISAMOS OS DADOS OBTIDOS PELA PESQUISA E HOJE ESTAMOS APRESENTANDO ESTE RESULTADO AO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO”, EXPLICOU A TÉCNICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS LARISSA VIVEIROS DURANTE A APRESENTAÇÃO DA PESQUISA E DOS RESULTADOS OBTIDOS.
A pesquisa abordou as áreas de “Comunicação Institucional”, “Comunicação Interna” e “Comunicação Externa” da Câmara Municipal de São Luís. Como resultado, a pesquisa mostrou, dentre outros, que há oportunidade para o setor de Comunicação desenvolver maior integração do público interno e buscar maior aproximação da Câmara com o público externo.