Vereadores da capital se destacaram em sessão da Câmara Municipal de São Luís ao apresentar propostas voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento de espaços públicos em diferentes bairros da capital.
Os projetos, que tratam da construção de pontes e do retorno do Circo Escola, foram apresentados pelos parlamentares Francisco Carvalho (Solidariedade), Pavão Filho (PDT), Edson Gaguinho (União Brasil) e Rosana da Saúde (Republicanos). Os textos a tramitam na casa legislativa.
O vereador Francisco Carvalho propôs um projeto voltado para a construção de ponte ligando o bairro da Alessandra Caldas ao Geniparana. A proposta foi encaminhada à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp)
“Essa estrutura vai melhorar a mobilidade urbana, facilitando o fluxo de veículos e pedestres, e promover a integração entre estas áreas”, destacou.
Ele também apresentou proposta para que seja reconstruído o Circo Escola. O espaço funcionava nas dependências da UEB Professora Rosália Freire, situado na avenida dos Portugueses, Bacanga. “O Circo Escola se tornou uma referência no conjunto de serviços desenvolvidos na área da assistência social, com ações voltadas crianças e jovens. Era um espaço de entretenimento e oportunidades educacionais e culturais e entendemos ser importante oferecer alternativas de lazer e aprendizado para a comunidade”, destaca o vereador Francisco Carvalho. O texto foi encaminhado à Semosp e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Em requerimento, o vereador Edson Gaguinho solicitou construção de ponte nas ruas 7, 8 e 9, do bairro Cidade Operária. “Esperamos que a solicitação seja atendida, para garantir o adequado deslocamento da população, que também impacta no desenvolvimento econômico local”, avaliou.
O alargamento de ponte que passa sobre a galeria de esgoto na rua da Paz, bairro Salina do Sacavém foi solicitado pela vereadora Rosana da Saúde. “Precisamos garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população, portanto, é importante que sejam feitos investimentos em obras de mobilidade urbana”, ressaltou. O texto foi encaminhado à Semosp.
O vereador Pavão Filho encaminhou pedido para que seja realizada reforma e construção de banheiros, vestuários e arquibancadas do campo de futebol da Cidade Olímpica. O pedido foi encaminhado à Secretaria de Estado de Deporto e Lazer (Sedel) e à Agencia Executiva Metropolitana (AGEM).
Os projetos agora seguem em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, aguardando análise e votação. Caso sejam aprovadas, essas iniciativas vão impactar positivamente a infraestrutura, cultura e qualidade de vida nos bairros da capital maranhense.