Início Imprensa Metrópoles recebe prêmio interamericano de imprensa no México

Metrópoles recebe prêmio interamericano de imprensa no México

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no Hotel Hilton Reforma, localizado no Centro da Cidade do México

Cidade do México – O Metrópoles recebeu, no México, o Premio a la Excelencia Periodística, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) — uma das honrarias mais importantes do jornalismo interamericano.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no sábado (11/11), durante a 79ª Asamblea Anual de la SIP. O evento foi organizado no Hotel Hilton Reforma, localizado no centro da Cidade do México.

A matéria Ouro Líquido, do Metrópoles, levou a categoria Cobertura de Notícias na Internet. As jornalistas Olívia Meireles e Rebeca Borges (foto acima) representaram a equipe de 22 pessoas que participaram da publicação do material.

O concurso internacional reconheceu ainda, trabalhos dos seguintes veículos: CNN en Español (EUA), Agence France-Presse (França), La Nación (Argentina), El Universal (México) e El Tiempo (Colombia)

“É emocionante ver que os países das Américas produzem reportagens impactantes, apesar de todas as adversidades enfrentadas por jornalistas durante o exercício do trabalho na região”, disse a jornalista mexicana Carmen Aristegui, da CNN, que foi homenageada durante a cerimônia.

A organização do prêmio interamericano recebeu 1.286 inscrições de veículos da América do Norte, da América Latina, do Caribe e da Europa. Além do Metrópoles, O Globo representou o Brasil entre os vencedores. O jornal carioca levou a categoria Fotografia, com trabalho intitulado “Mutilados”.
A reportagem 

A matéria especial Ouro Líquido conta os detalhes de uma briga de território, no sul do Pará, entre as comunidades ribeirinhas e as empresas que produzem dendê.

Do Pará à Bahia, a jornalista Rebeca Borges e a fotógrafa Rafaela Felicciano percorreram 5,7 mil quilômetros para denunciar como a cadeia produtiva do dendê impacta povos quilombolas e indígenas.

Há histórico de trabalho análogo à escravidão, expropriação de comunidades tradicionais e impactos ambientais.

A reportagem contém diversos recursos interativos produzidos pela equipe de arte, comandada por Gui Prímola. O designer Caio Ayres criou o desenho gráfico e os infográficos do especial, a partir das imagens captadas por Cícero Pedrosa Neto.

Yanka Romão ilustrou o mito iorubá, Lohany Kayná narrou a história e Tauã Medeiros animou o vídeo. Leonardo Hladczuk editou os documentários que compõem a matéria. O material que chegou à redação foi coordenado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Leilane Menezes, Daniel Ferreira, Michael Melo e Pedro Bedê…

Leia mais

https://www.metropoles.com/brasil/imprensa/metropoles-recebe-premio-interamericano-de-imprensa-no-mexico

Artigo anteriorSucesso na 7° Gravação do Programa Top Kids Teen da Tv Band MA
Próximo artigoSão Luís sediará evento de Direito Tributário, dia 30 de novembro
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui