Início POLÍTICA Lula decreta intervenção federal no DF após invasões

Lula decreta intervenção federal no DF após invasões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, na tarde deste domingo, 8, intervenção federal no Distrito Federal contra os atos terroristas que ocorrem em Brasília.

Milhares de pessoas invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal nesta tarde. Lula classificou o ocorrido como “barbárie”.

A intervenção começa já neste domingo, e está prevista para durar até o dia 31 de janeiro. O interventor será Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

“O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão a prédios públicos”, diz o decreto, assinado por Lula.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1612193475369336832?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1612193475369336832%7Ctwgr%5E4de4d3454f16b268a418738ec22c5a64197e9367%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fnahoradanoticia.com.br%2Fpolitica%2Flula-decreta-intervencao-federal-no-df-apos-invasoes%2F

O presidente está em Araraquara, no interior de São Paulo, junto da primeira-dama, Janja da Silva, onde foi para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas que recaíram sobre o município no fim de dezembro de 2022.

Em uma coletiva, neste domingo, o chefe do Executivo chamou os criminosos de “fascistas” e “vândalos”.

Ele acredita que houve falta de segurança para impedir a invasão de milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pedem por “intervenção militar” e “Lula preso”.

Nós achamos que houve falta de segurança, e eu queria dizer para vocês que todas essas pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas. Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, de livre comunicação e expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para atender a democracia”, afirmou Lula.

Além disso, presidente também classificou os criminosos de “nazistas fanáticos”, e “stalinistas fanáticos”. “Essas pessoas fizeram o que nunca foi feito na história desse país. Importante lembrar que a esquerda brasileira teve gente torturada, já teve gente morta, desaparecida, e nunca, nunca, vocês leram alguma notícia de algum partido de esquerda ou movimento de esquerda invadindo o Congresso Nacional, a Suprema Corte e o Palácio do Planalto”, declarou.

Em seguida, o chefe do Executivo afirmou que os envolvidos serão punidos, bem como aqueles que financiaram os atos de vandalismo em Brasília. “Todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, antidemocrático, e de vândalos e fascistas”.

Entenda o que é Intervenção Federal

https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/01/entenda-o-que-e-intervencao-federal-como-a-decretada-por-lula-em-brasilia-e-saiba-o-que-acontece.ghtml

Artigo anteriorDecano da Câmara de São Luís, Astro de Ogum dá boas-vindas à nova Mesa Diretora
Próximo artigoAstro de Ogum comenta ataques e decisões do STF nesta segunda-feira 09
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui