Decolou de Tel Aviv, em Israel, o primeiro voo de repatriação de brasileiros, que deverá pousar em Brasília no início da madrugada de quarta-feira (11).
Ao todo, 211 passageiros embarcaram. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo (15).
A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores na tarde desta terça-feira (10).
A Embaixada em Tel Aviv continua recebendo os dados de brasileiros interessados em repatriação. Os candidatos à repatriação estão sendo acomodados em listas de prioridade.
O site da embaixada é: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação.
Cobrança de Lula
Em recuperação de uma cirurgia no quadril, o presidente Lula acompanha de perto a situação do conflito entre o Hamas e Israel e pediu celeridade na repatriação de brasileiros.
Fontes do Palácio do Planalto afirmaram a O Antagonista, na manhã desta terça-feira, que o presidente determinou que o governo concentre todos os esforços necessários para o resgate de brasileiros.
Lula se reuniu, por videoconferência, com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Durante a conversa, o presidente cobrou total empenho da FAB nesse processo.
Brasileiros no conflito
O número de brasileiros que pediram repatriação na zona de conflito ente o Hamas e Israel subiu para 2,3 mil. Antes, o total era de 1,7 mil.
O Itamaraty estima que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina.
Além disso, o Itamaraty, sede da diplomacia do Brasil, articula um plano de evacuação de brasileiros na Faixa de Gaza.
Já se sabe que a evacuação será feita por vias terrestres e em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.
O Hamas e Israel estão em guerra desde sábado após o grupo terrorista iniciou os ataques com cinco mil mísseis contra o território israelense. A contagem mais recente indica ao menos 2,3 mil mortos. (O Antagonista)