Início POLÍTICA Flávio Dino é anunciado por Lula como ministro da Justiça e Segurança...

Flávio Dino é anunciado por Lula como ministro da Justiça e Segurança Pública

É o primeiro nome do PSB confirmado como na equipe de ministros do governo que se inicia a partir de 1º de janeiro

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta sexta-feira o nome de Flávio Dino (PSB) como o seu futuro ministro da Justiça e Segurança Pública.

É o primeiro nome do PSB confirmado como na equipe de ministros do governo que se inicia a partir de 1º de janeiro.

“Dino vai ser nosso querido companheiro da Justiça, tenho certeza que vai ajudar a consertar muitas coisas nesse Brasil — disse Lula”.

Senador eleito em outubro, Dino, de 64 anos, já constava como o favorito para assumir a pasta da Justiça e Segurança Pública. Ex-governador do Maranhão, ele está na coordenação do grupo técnico que discute temas relacionados à área na equipe de transição.

Uma das principais medidas anunciadas como prioritária será a revogação de decretos de Jair Bolsonaro que flexibilizaram a compra e a posse de armas no país.

Durante a campanha, Lula chegou a prometer separar a pasta em duas, mas a ideia foi descartada durante as discussões do grupo da transição, por avaliarem que a medida esvaziaria as funções do ministro da Justiça, uma vez que a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional ficariam atreladas á Segurança Pública.

Filiado ao PT em 1987, Dino iniciou a carreira política no movimento estudantil maranhense. Aos 26, se tornou juiz federal do Maranhão e Distrito Federal e chegou a presidir a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Mais tarde, foi professor de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

Em 2005, atuou como secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No ano seguinte, se filiou ao PCdoB, partido no qual permaneceu por 15 anos, até migrar para o PSB no ano passado.

O que se sabe sobre como será o novo governo Lula

Presidente eleito planeja para as primeiras semanas após a posse um “revogaço” de portarias e decretos implantados ao longo da gestão de Jair Bolsonaro


No mesmo ano em que se filiou ao PCdoB, Dino se elegeu para uma vaga na Câmara dos Deputados. Com dois anos de mandato, disputou o cargo de prefeito de São Luís nas eleições municipais de 2008, sem sucesso.

Em 2011, durante o governo de Dilma Rousseff, assumiu a presidência da Embratur, com a promessa de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil, diante de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016.

Em 2014, contudo, deixou o cargo para concorrer ao governo do Maranhão. Foi eleito com mais de 60% dos votos, vencendo o adversário do PMDB, Lobão Filho. Sua gestão foi marcada por ações na Educação do estado, com investimentos na reforma de escolas e em medidas contra o analfabetismo.

Dino foi reeleito governador em 2018, ao disputar a vaga com Roseana Sarney, filha de José Sarney. Dino foi um dos principais políticos que fizeram oposição à família Sarney no Maranhão. Ele chegou a ser citado na delação de um empreiteiro da Odebrecht durante a Lava Jato.

Em 2017, José Carvalho Filho disse que Dino teria pedido R$ 400 mil para defender pautas de interesse da construtora no Congresso, enquanto era deputado.

Pai de três filhos e autor de diversos livros sobre Direito, deixará a vaga no Senado para sua primeira suplente, Ana Paula Lobato (PDT), vice-prefeita do município de Pinheiro.

https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2022/12/flavio-dino-e-anunciado-por-lula-como-ministro-da-justica-e-seguranca-publica.ghtml

Artigo anteriorVídeo: Viatura da PM bate em caminhão durante perseguição e dois militares ficam feridos
Próximo artigoCasal de rifeiros é assassinado neste domingo 11, na Bahia
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui