Somente o Grêmio, em 1995, e o Palmeiras, em 2020, haviam conquistado esse feito
O Flamengo carimbou o passaporte para a final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, após vencer o São Paulo por 1 a 0, no Maracanã.
Com a vaga, o Rubro-Negro se tornou a terceira equipe a chegar às finais da Copa do Brasil e da Libertadores no mesmo ano – feito havia sido alcançado por Grêmio, em 1995, e Palmeiras, em 2020.
https://globoplay.globo.com/v/10937653/
Em 2022, o Flamengo está na final da Libertadores contra o Athletico-PR, que será disputada em jogo único em Guayaquil, no dia 29 de outubro, e agora aguarda quem passar entre Corinthians e Fluminense, que fazem a segunda semifinal nesta quinta-feira, na Neo Química Arena, às 20h.
A final da Copa do Brasil será disputada nos dias 12 e 19 de outubro.
O primeiro time a jogar as duas finais foi o Grêmio, em 1995.
O Tricolor gaúcho conquistou a Libertadores na decisão contra Atlético Nacional, da Colômbia, com um placar agregado de 4 a 2. No entanto, o time não obteve o mesmo sucesso na Copa do Brasil, uma vez que perdeu os dois jogos para o Corinthians na decisão.
A segunda equipe que chegou às duas finais no mesmo ano foi o Palmeiras, em 2020 – as decisões foram disputadas em 2021, em razão da pandemia. A equipe treinada por Abel Ferreira conseguiu um feito inédito: ser campeão da Copa do Brasil e da Libertadores na mesma temporada.
No torneio nacional, venceu o Grêmio. Na decisão da América, foi campeão em cima do rival Santos, em jogo único no Maracanã.
O Flamengo enfrentará uma particularidade que as duas outras equipes não enfrentaram: o espaço de tempo entre as duas finais. Entre o intervalo do jogo de volta da Copa do Brasil e a Libertadores são apenas 11 dias.
Em 1995, a decisão do título continental foi três meses depois da copa nacional. Já na edição de 2020, a Libertadores foi decidida 36 dias antes.