O ex-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Figueiredo, é o mais novo cogitado para assumir a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Em meio à indefinição do nome que ocupará à pasta e à expectativa em torno da escolha, o magistrado passou a despontar nos bastidores como preferido de figuras próximas ao Palácio dos Leões e às demais instâncias de poder.
Até o momento, nada oficial nesse sentido foi anunciado. Mas é certo que o currículo de Joaquim Figueiredo o credencia a integrar a equipe do governador Carlos Brandão (PSB) como homem forte da SSP e corresponder às expectativas do povo no cumprimento de tão importante missão.

Por sua vasta experiência na área penal, o magistrado reúne todas todas as condições de ocupar a pasta da segurança pública. Basta dizer que foi ele o responsável por conduzir, em novembro de 1999, a oitiva do então deputado estadual José Gerardo de Abreu, na época da prisão do ex-parlamentar, em Brasília, por suspeita de envolvimento no assassinato do delegado de Polícia Civil do Maranhão Stênio Mendonça, em 1997.
Por toda a sua trajetória, conhecimento e habilidade para lidar com questões complexas e que exigem pulso firme, Joaquim Figueiredo tem tudo para fazer a diferença à frente do sistema de segurança pública do Maranhão.
Por Daniel Matos