O funcionamento de serviços e estabelecimentos em São Luís sofrerão alteração entre a Sexta-feira da Paixão (29) e o Domingo de Páscoa (31). Confira:
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão (29), que antecede o domingo de Páscoa.
O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) pode funcionar na Semana Santa, seguindo as regras das Convenções Coletivas de Trabalho das Categorias de Comércio e Serviços destes municípios.
Na Quinta-feira Santa (28), os lojistas têm autorização para funcionar em horário normal, fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa (29), em função do feriado municipal da Paixão de Cristo. No Sábado de Aleluia (30), o comércio volta a funcionar normalmente.
No Domingo de Páscoa (31), os estabelecimentos de rua podem permanecer abertos das 8h às 14h, e as lojas de shoppings das 13h às 21h. A Fecomércio-MA esclarece que nos dias (28, 30 e 31 de março) o trabalho não é considerado extraordinário por não haver feriado nestas datas.
Equatorial Maranhão
Os pontos presenciais de atendimento (agências e credenciados) funcionarão até a quinta-feira (28) e estarão fechados durante o feriado de 29 de março, Sexta-feira da Paixão, retornando com o expediente normal no dia 01 (segunda-feira).
Já os postos E+ Reciclagem, não funcionarão na Sexta-feira da Paixão (29), mas estarão abertos até às 12h do sábado de aleluia (30). Após o fim de semana, retornam com o expediente normal na segunda-feira (1).
TJMA
Não haverá expediente no Judiciário do Estado do Maranhão na quarta-feira, (27) (ponto facultativo), Quinta-feira Santa, (28) (feriado forense) e Sexta-feira da Paixão, 29/3 (feriado forense). As datas estão relacionadas na Resolução-GP- Nº 98/2023.
Plantão
Para o atendimento das demandas urgentes – habeas corpus, mandados de segurança, agravos de instrumento e suspensão de liminares – ficará em funcionamento o plantão judicial, nas esferas cível e criminal da Justiça de 2º e 1º Graus. A desembargadora Angela Maria Moraes Salazar, responderá pelo plantão do 2º Grau até domingo (31).
Os servidores plantonistas são Jamil Aguiar da Silva Júnior e Thiago L. S. Fontenelle. O número do telefone disponibilizado para o serviço é o (98) 98815-8344.
Correios
Não haverá atendimento presencial nas agências dos Correios na Sexta-feira Santa (29). Os clientes, no entanto, poderão entrar em contato com os canais de atendimento digitai
No sábado, haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente nesse dia, nais quais também serão realizadas atividades de entrega.
Órgãos estaduais
Conforme o calendário de feriados e pontos facultativos para os órgãos e entidades do Executivo Estadual, será ponto facultativo nesta quinta-feira (28) e feriado nacional na sexta-feira (29), datas que integram a Semana Santa. Durante esse período serão mantidos serviços essenciais que incluem atendimentos de urgência e emergência nas UPAs e funcionamento dos plantões de polícia.
Outros serviços também serão mantidos pela gestão estadual durante o feriadão, um deles é o atendimento no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) que funcionará na manhã de quinta-feira, das 7h30 às 12h, fechando na sexta-feira e reabrindo sábado, das 7h30 às 12h.
Os Restaurantes Populares funcionarão normalmente até a quinta-feira, fechando durante a sexta, sábado e domingo, reabrindo as portas na segunda-feira (1). As unidades do Shopping da Criança estarão fechadas durante o feriado e o atendimento será retomado na segunda-feira em Bacabal, e na terça-feira (2) em São Luís.
As diversas casas de cultura administradas pela gestão estadual estarão fechadas na sexta-feira, mas funcionarão normalmente durante o sábado para visitação pública. Os parques ambientais manterão o horário de funcionamento ao longo de todo o feriado.
Na parte da mobilidade, o Programa Travessia realizará normalmente os agendamentos já realizados para todo o período da Semana Santa, mas a marcação de viagens ocorrerá somente até esta quarta-feira (27) com retomada do agendamento na segunda. O Travessia oferece transporte gratuito, porta a porta, para pessoas com deficiência, crianças com doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes.
O feriadão vai mudar a rotina nos terminais de ferry boat da Ponta da Espera e do Cujupe. Para melhor atender a demanda projetada para o período, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) restringiu as vendas antecipadas e acrescentou horários alternativos de operação. Cada terminal tem programadas até 18 viagens por dia.
A Emap orienta que os passageiros que já possuem passagem comprada devem chegar aos terminais com pelo menos uma hora de antecedência. O fluxo de embarque poderá ser acompanhado de forma virtual, pelo perfil @navega.ma no Instagram, com informações sobre o tempo de espera para embarcar nos ferries e atualização em tempo real do filômetro.
Os demais órgãos e instituições públicas seguirão sem expediente a partir do ponto facultativo na quinta-feira e retomam as atividades na segunda-feira (1º). Nas unidades do Viva Procon não haverá expediente durante o feriado, mas eventuais denúncias de desrespeito aos direitos do consumidor poderão ser formalizadas pelo app Viva Procon, disponível tanto para o sistema Android quanto IOS.