Início JUSTIÇA E SEGURANÇA Comissário da Polícia Federal Valdecy Urquiza nomeado secretário-geral da INTERPOL

Comissário da Polícia Federal Valdecy Urquiza nomeado secretário-geral da INTERPOL

14
0

O comissário da Polícia Federal Valdecy Urquiza, foi nomeado pela Assembleia Geral da INTERPOL, em Glasgow (Escócia), como o novo secretário-geral da maior organização policial do mundo.

Com essa escolha, Urquiza se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar essa posição nos 100 anos de existência da INTERPOL, marcando um momento histórico para o Brasil e ampliando a presença brasileira no combate global ao crime organizado.

Em seu discurso na Assembleia Geral, o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, destacou que o novo representante brasileiro da INTERPOL concentrará seu mandato na promoção da diversidade e na modernização da organização, ao mesmo tempo em que fortalece sua transparência e integridade.

“Estou convencido de que o Comissário Urquiza apoiará os Estados-Membros na promoção de um mundo mais seguro e estável face a estes desafios”, afirmou.

O ministro também mencionou a necessidade de mudanças no combate às organizações criminosas. “O crime organizado transnacional se diversificou e as atividades criminosas estão mais interligadas do que nunca. Hoje, o crime representa uma ameaça para todas as nações, independentemente da geografia, níveis de desenvolvimento e sistemas governamentais. Por isso, temos uma palavra que usamos como mantra para ações de combate ao crime no Brasil: integração. Nenhuma outra agência internacional está melhor posicionada do que a Interpol para a tarefa de melhorar as parcerias em todo o mundo e em todos os seus formatos: cooperação bilateral, regional e multilateral”, destacou Lewandowski.

Aprovado pela maioria dos 196 Estados-membros da Interpol, Urquiza assumirá o cargo após o término do mandato do atual secretário-geral, Jürgen Stock, da Alemanha, na próxima quinta-feira (7). A eleição foi realizada no âmbito do Comitê Executivo da INTERPOL em Lyon em junho de 2024 e foi ratificada nesta terça-feira (5).

A ratificação do Comissário Urquiza reflete o alto nível de prioridade atribuído pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem cada vez mais a cooperação internacional como uma dimensão fundamental. Além disso, representa o reconhecimento da comunidade internacional ao profissionalismo e competência da Polícia Federal no combate ao crime, bem como sua relevante contribuição para o trabalho da INTERPOL.

A campanha bem-sucedida para eleger Valdecy Urquiza como secretária-geral da INTERPOL foi resultado de uma estreita colaboração entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O secretário-geral é o principal papel executivo da INTERPOL, com um mandato de cinco anos. Urquiza é atualmente o diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal, tendo ocupado o cargo de vice-presidente da INTERPOL para as Américas entre 2021 e 2024.

REGISTRO PROFISSIONAL – Em sua trajetória, Urquiza ocupou cargos de destaque como chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal e diretor adjunto da Diretoria de Crime Organizado e Emergente na sede da INTERPOL em Lyon, França.

No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da INTERPOL e as divisões de Cooperação Policial Internacional, Relações Internacionais e Tecnologia da Informação da Polícia Federal.

Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC e Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Urquiza também é ex-aluno da Academia Nacional do FBI em Quantico, Virgínia, EUA.

Aos 43 anos, nascido em São Luís, no Maranhão, ele será o responsável por liderar a organização em seus esforços globais para combater o crime transnacional e fortalecer a cooperação policial internacional.

Fonte – Governo Federal

Artigo anteriorASSINE O ABAIXO ASSINADO: Homenagem e Reconhecimento ao Policial que Agiu em Defesa de uma Mãe Idosa
Próximo artigoCaças britânicos fazem pouso de emergência no Galeão (RJ) após pane
Jornalismo Faculdade Estácio MA Especialistas em Marketing Digital RP -19-03MA Blogueira por paixão