Piora no desempenho de Marçal entre homens e evangélicos ocorre após “cadeirada” e ofensiva de Silas Malafaia.
A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (18/9) revela que o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) piorou seu desempenho nos segmentos que mais o puxavam para cima nos levantamentos de intenção de voto: os homens e evangélicos.
Dos dois segmentos, o pior resultado foi entre os eleitores evangélicos. O ex-coach caiu oito pontos em uma semana nesse grupo, para 29%.
A variação foi acima da margem de erro para esse recorte, que era de seis pontos percentuais.
Com isso, Marçal perdeu a liderança entre evangélicos e empatou tecnicamente com Ricardo Nunes (MDB).
Candidato à reeleição, o atual prefeito oscilou de 26% para 30%, ficando numericamente à frente do ex-coach nesse grupo.
A piora de Marçal entre os evangélicos se dá após uma forte ofensiva nos últimos dias capitaneada pelo pastor Silas Malafaia, aliado de Jair Bolsonaro. O religioso divulgou uma série de vídeos expondo posições controversas do ex-coach.
Homens
Entre o eleitorado masculino, Marçal também caiu acima da margem de erro na Quaest, passando de 31% para 25%. Com isso, também perdeu a liderança nesse segmento e empatou na margem de erro com Guilherme Boulos (24%) e Nunes (21%).
O ex-coach ainda piorou seu desempenho entre o eleitorado que ganha mais de sete salários mínimos, extrato considerado mais rico. Nesse caso, ele oscilou dois pontos para baixo, dentro da margem de erro, alcançando 23%. No resultado geral da Quaest, Marçal também recuou dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em uma semana, ele foi de 23% para 20%, mantendo-se tecnicamente empatado com Nunes (24%) e Boulos (23%). A nova Quaest foi feita após a cadeirada levada pelo ex-coach de José Luiz Datena (PSDB) no debate da TV Cultura, no domingo (15/9).
A pesquisa trouxe ainda um aumento se quatro pontos (acima da margem de erro) na rejeição de Marçal, que atingiu 45%. O instituto Quaest ouviu 1.200 pessoas entre os dias 15 e 17 de setembro. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-00281/2024.
Com informações Metrópoles