Segundo a mãe, o menino de 12 anos sufocou enquanto tentava um desafio conhecido como “Blackout Challenge” no Reino Unido
A família de Archie Battersbee, de 12 anos, confirmou neste sábado (6/8) a morte do menino após uma intensa batalha judicial no Reino Unido para tentar mantê-lo em tratamento de suporte à vida.
O garoto entrou em coma há quatro meses após realizar um desafio no TikTok. Ele faleceu às 12h15 do horário de Londres (8h15 de Brasília), cerca de 2 horas depois que o hospital começou a retirar o tratamento.
“Ele lutou até o fim. Sou a mãe mais orgulhosa do mundo”, disse a mãe de Archie, Hollie Dance, chorando do lado de fora do hospital.
Os tribunais britânicos rejeitaram o pedido da família de transferir Archie para uma instituição onde pudesse morrer “naturalmente” como desejavam, e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos recusou-se pela segunda vez a intervir no caso.
O menino sofreu dano cerebral severo após tentar um desafio do TikTok e os médicos recomendaram o desligamento dos aparelhos de suporte.
Os cuidados de Archie tornaram-se objeto de semanas de discussões legais, enquanto seus pais tentavam forçar o hospital a continuar os tratamentos de manutenção da vida e os médicos argumentavam que não havia chance de recuperação.